terça-feira, 19 de junho de 2012

Inclusão


A ordem é incluir. Mas de que forma?

       Ouvimos falar muito em inclusão. Mas todas as escolas estão realmente preparadas para receber estas crianças? 
       Não basta apenas boa vontade para receber estes alunos na Escola. É necessário que a  Rede Pública de Ensino, acolhedora dessas crianças, tenha um espaço físico adequado. 
     Também não basta que a Escola esteja adequada em seu espaço físico. Todos aqueles profissionais envolvidos  devem estar aptos a receber  estes alunos. 
      Infelizmente não acontece assim. Primeiro matricula-se e depois é que vão tentar adequar a criança àquela realidade já existente. 
      Sabemos que a realidade das escolas públicas não é  nem de longe o esperado, pois as escolas na grande maioria estão sucateadas com um número grande de alunos por turma e professores que muitas vezes não receberam nenhum tipo de treinamento se deparam com várias realidades diferentes em sala. 
.       Estas crianças necessitam dentro de uma Escola não somente de um professor, mas sim de uma equipe de profissionais que o atendam em suas diferenças e que orientem os professores para que o trabalho  realizado flua de forma que o aluno tenha o progresso esperado.
       Não podemos chamar de inclusão tão somente o recebimento de crianças com necessidades especiais. O que faremos com estas crianças é que vai determinar se elas estão realmente inclusas ou não.
       A inclusão é um fato e todos os envolvidos precisam estar conscientes do seu papel dentro da Escola, pois estamos trabalhando com nossos semelhantes e talvez a maior inclusão seja o amor e o respeito que temos por eles.


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