Curiosidades


Resultado de imagem para que delicia de bolo literatura

Já que estamos lendo e falando  sobre bolos, você sabe quando surgiu o primeiro bolo?
Acredita-se que tenha sido lá no Egito Antigo, mas não do jeito que conhecemos hoje. Era em forma de pão e adoçados com xarope de frutas. Posteriormente os gregos e romanos deram uma aperfeiçoada e já os ofereciam no formato redondo de pão e mel. Eles também colocavam velas sobre o "bolo" para simbolizar a lua cheia. Mas a real diferença entre pães e bolos só veio tempos depois. Se você sabe muito sobre bolos, compartilhe com sua Turminha. Que tal produzirem um bolo em sala, claro que com a ajuda de um adulto. Chegar perto de fogo nem pensar. Trabalhar as medidas, os ingredientes e depois se sentar com os colegas e saborear um  delicioso bolo. Deu água  na boca....



Você sabia que o dia da criança aqui no Brasil foi criado a partir da ideia de um político na década de 1920? 
O deputado federal Galdino do Valle  Filho, teve essa iniciativa de homenagear as crianças,  os deputados aprovaram e o então presidente Arthur Bernardes, por meio do Decreto 4867 de 5 de  novembro de 1924  oficializou o dia.



Essa lenda é muito antiga, sabe de quando? Do final do século XVIII. Durante o período de escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com as histórias das travessuras dele. No Brasil seu nome é de origem Tupi-Guarani. Em muitas regiões do Brasil, é considerado um ser brincalhão, mas em outros lugares ele é visto como um ser maligno.

Resultado de imagem para saci pererê

Vitória-régia


 Resultado de imagem para vitoria regia
  
 Antes de contarmos  a lenda da vitória-régia, vamos conhecer a planta e saber porque ela recebeu este nome. 
    Uma das maiores plantas aquáticas do mundo, a vitória-régia é nativa da bacia do rio Amazonas. Seu nome científico é Victoria amazonica, mas é popularmente conhecida também como rainha das águas, forno-d'água uapé ou  jaçanã.
    Possui folha de formato circular, podendo medir até 1,80m de diâmetro. Parecida com uma bandeja flutuante,  é bastante resistente e pode aguentar um peso de até 45 quilos.
    De cor verde na parte virada para cima e interna,e avermelhada a sua borda externa e parte inferior, a vitória- régia vive em lagos, lagoas e rios de águas tranquilas. Sua flor de cor branca com o centro rosado alcança até 30 cm.
   Como a lua, a vitória-régia se abre ao entardecer e se fecha com o clarear do dia.
   O botânico inglês Lindlev, ao contemplá-la, resolveu homenagear a rainha Vitória, da Inglaterra, e deu à planta o nome da soberana inglesa. 

 Fonte: GRANDE  Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo


Curiosidade sobre São Pedro
Sabiam que  São Pedro é cultuado como protetor das viúvas?  Pois são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.
E essa você sabia?  Que no dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome deve acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou?

 http://curiosidadescatolicas.blogspot.com.br

Por que acendemos fogueira no dia de São João?


Simples..Quando Isabel estava grávida de São João Batista, combinou com sua prima Maria, mãe de Jesus, que quando o bebê nascesse ela acenderia uma fogueira sobre um monte para comunicar o nascimento da criança. Desde então todas as festividades do Santo possuem uma fogueira para iluminar a noite.
Você sabe por que acendemos uma fogueira nas festas de São João?

Os católicos contam que, na antiguidade, Isabel estava grávida de São João Batista e combinou com sua prima Maria que, quando o bebê nascesse, ela acenderia uma fogueira sobre um monte, para comunicar a novidade. A partir de então, todas as festividades do Santo possuem uma fogueira para iluminar a noite.
Resultado de imagem para fogueira
13 de junho                                                 
Santo Antônio

Curiosidades sobre Santo Antônio
Por que será que ele é considerado o santo casamenteiro?
 Resultado de imagem para curiosidades sobre Santo antonio
 Todos os anos as moças solteiras recorrem a este Santo para que as ajudem a encontrar seu príncipe encantado!!
 Santo Antonio é o santo mais popular do Brasil. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho.

Pensa que é só isso?
Não! Pessoas recorrem a ele  encontrar coisas perdidas.

Pão de santo Antônio ou pão dos pobres
Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuía alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuírem  alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos. Muitas pessoas os colocam dentro dos potes de farinha ou de algum outro alimento, presente na despensa, para que nunca falte a comida em suas casas.
curiosidadescatolicas.blogspot.com.br

 DIA DO TRABALHO
É muito bom ter um trabalho e este ser reconhecido como essencial. Todos os trabalhadores tem sua parcela de importância dentro da sociedade. Para mim não há um mais importante que o outro, e sim que uns completam os outros nos afazeres e responsabilidades. Todo trabalhador precisa de boas condições de trabalho e um salário justo para que possa desempenhar bem suas funções.

Você sabia que em 1940 o então  presidente do Brasil, Getúlio Vargas, instituiu o salário mínimo? Sabia também  que em 1941 foi criada a Justiça do Trabalho destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores?


 Carnaval

 









Apesar de não ser uma invenção brasileira, aqui o carnaval é levado muito a sério. Praticamente após as festividades de Natal e Ano Novo já se iniciam as aglomerações de pessoas festejando atrás dos trios elétricos que fazem a pré temporada do carnaval e isso se estende praticamente uma semana após o fim do feriado. São muitos profissionais envolvidos para garantir que a festa saia perfeita. Temos as escolas de samba que desfilam mostrando seus enredos, alegorias e adereços. Cada ano o encantamento é geral. Sabemos que o Carnaval não foi invenção nossa. Então de onde veio? A história do Carnaval é muito antiga acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Em cada país é comemorado de forma diferente. Aqui no Brasil há uma grande mistura. Temos bailes em clubes, blocos de ruas, desfile de escolas de samba, trios elétricos e a cada ano surgem novas maneiras de brincar e se divertir.


Como observar melhor este fenômeno?
 
 O perigeu (menor distância entre Terra e Lua) será no dia 14 de novembro, às 12h21, (pelo horário de Brasília). Neste exato momento, a Lua terá 99,98% de seu disco iluminado. O momento da fase cheia (100% do disco lunar iluminado) vai ocorrer um pouco antes, às 11h52, (também pelo horário de Brasília). Rigorosamente não poderemos apreciar a Lua Cheia nos horários de 12h21 e nem às 11h52, pois não estará visível no céu. Mas existem dois momentos especiais, em que a Lua cheia realmente terá uma aparência maior do que o normal, nos quais valerá a pena ficar de olho no céu para ver a Super Lua. Para apreciá-la, é preciso estar no lugar certo, na hora certa e ter paciência porque, em muitas áreas do Brasil, há uma grande chance da visualização do evento ser prejudicada pela chuva ou excesso de nebulosidade. "Para os horários das 12h21min e 11h52min, a Lua não poderá ser observada no céu. Por essa razão é interessante o observador contemplar, em 13 de novembro, o pôr da Lua no horizonte oeste poucos instantes antes do nascer do Sol, ou com um horário mais confortável, em 14 de novembro, observando o horizonte leste o nascer da Lua poucos instantes após o pôr do Sol”, explica o professor e astrônomo amador, Marcos Calil, ressaltando que esse será um belo momento para contemplar e fotografar o fenômeno.
 créditos: https://canaltech.com.br/noticia/curiosidades


Resultado de imagem para datilografo

Resultado de imagem para datilografo

Você já viu uma máquina de escrever?
Você sabia que existiam escolas de datilografia?
Você sabia que muitos concursos públicos exigiam que os candidatos tivessem o conhecimento em datilografia?
Existia a prova prática,  os candidatos tinham que dar no mínimo 180 toques por minuto. Toques por minutos : quantidade de letras. Dependendo do concurso essa prova prática era eliminatória ou classificatória.

Historinha
Essenciais em qualquer escritório do planeta em décadas passadas, atualmente as velhas máquinas de escrever, elétricas ou mecânicas, são peças de museu. Foram substituídas ao longo dos anos pelos modernos computadores. O profissional especializado em datilografia passou para a história.

No dia 24 de maio, comemora-se o Dia do Datilógrafo, uma data que a informática tornou sem sentido. O datilógrafo usava máquina de escrever, que imprimia o texto diretamente em uma folha de papel. Se errasse uma letra que fosse, não tinha como deletá-la e escrever de novo. Restava-lhe reescrever o texto, ou apagar a letra errada. Neste caso, usava uma borracha, ou uma tinta branca, aplicada como quem passa esmalte na unha. Então, rebatia a letra certa. Não ficava um primor, mas... A máquina de escrever, afinal, era um utilíssimo instrumento mecânico, mas sem recursos especiais.

Os "tipos" (letra ou outro sinal, gravado em relevo numa das faces, para se reproduzir, por meio de impressão, em superfície apropriada) das máquinas de escrever tinham de ser limpos regularmente. A máquina foi indispensável desde que passou a ser fabricada em série, em 1868, nos Estados Unidos. 

Sabe como surgiu o dia da secretária?
O fabricante, Christopher Scholes, pediu à sua filha Lílian que experimentasse uma delas. Lílian foi considerada a primeira mulher da história a usar a máquina de escrever. Secretária – No centenário de seu nascimento, em 1950, os fabricantes dessas máquinas elegeram, para comemorar, a melhor datilógrafa. Surgiu daí o Dia da Secretária.

Você sabia que hoje é o dia do gari?

Dia do Gari

Todos os trabalhadores tem sua importância na sociedade. Não existe um mais importante que o outro. Na realidade um depende do outro para que o trabalho seja desenvolvido com eficiência. Vamos conhecer um pouco do trabalho desses profissionais que mantem nossa cidade sempre limpa.
Quais são as atribuições de um gari?
O gari é encarregado de recolher os lixos, limpar e varrer todas as ruas das cidades, parques e praças. 
Você sabia que a profissão de Gari surgiu no Rio de Janeiro? Tudo aconteceu quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Desde então os garis trabalham duro todos os dias com muito empenho para deixar nossa cidade limpa e bonita.

Você pode fazer sua parte também, separando o lixo na sua casa. Papéis, vidros, metais e plásticos, devem ser armazenados separadamente para que sejam reaproveitados. Isso é chamado de coleta seletiva. Além de facilitar o trabalho dos coletores, você também estará preservando o meio ambiente. 
Aos nossos amigos garis, um grande abraço da Turminha102.
                                          Resultado de imagem para dia do gari

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.


Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".






Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande epressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.






Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.






Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.


"Não criei o dia das mães para ter lucro"






O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.






Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.






Cravos: símbolo da maternidade





Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.


 E no Brasil como começou?

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Curioso?
Por que comemoramos o dia do trabalho?

É uma longa história  de muitas lutas... Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. 


Por que dia do trabalho?


Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago(EUA), no dia 1º de maio de 1886 além de uma série de atos violentos levando à morte dezenas de pessoas. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.
    Durante o século XVIII, ocorreu, em solo inglês, um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade: a Revolução Industrial. Da Inglaterra, o processo de industrialização alastrou-se, inicialmente, pela Europa e, depois, para outros continentes, como o americano. Uma das consequências mais patentes da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.
   A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores, orientados por ideologias de esquerda, como o anarquismo (anarcossindicalismo) e o comunismo.
     A principal forma de ação das organizações de trabalhadores com vistas à exigência de direitos era a greve. A greve geral tornou-se um instrumento de pressão frequentemente usado. Entretanto, às greves também se juntavam outras práticas, como a ação direta, que consistia em manifestações violentas. A greve geral de 1º de maio de 1886, em Chicago, resultou em forte repressão policial. 
     No dia 04 de maio, em uma manifestação na praça Haymarket,  uma bomba explodiu matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre policiais e manifestantes. A explosão de tal bomba provocou o revide dos policias com tiros sobre os manifestantes. Outras dezenas de pessoas morreram na mesma praça. Esse conjunto de eventos, desencadeados a partir de 1º de maio, tornou-se símbolo para as manifestações e lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes em várias partes do mundo.


http://brasilescola.uol.com.br/



Hoje dia 13, comemoramos :        

-Dia do Office-Boy
-Dia do Beijo
-Dia do Hino Nacional Brasileiro
-Dia do Jovem
-Dia da Carta Régia


Você sabe o que é uma Carta Régia?


Carta Régia é o nome dado ao documento oficial assinado por um monarca que segue para uma autoridade sem passar pela chancelaria geralmente contendo determinações gerais e permanentes.

Na história do Brasil podemos citar, como exemplos, a Carta Régia de 170  a Carta Régia de 1785 , e o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas de 28 de janeiro de 1808.

Em Portugal existem vários documentos sendo um deles a Carta Régia de 22 de agosto de 1422 de D. João I que altera o calendário usado até então.



Por que dia 13? 

Precisamos estudar para  conhecer a história do nosso país e suas curiosidades.



O Dia do Hino Nacional Brasileiro é  celebrado em 13 de abril. A escolha dessa data deve-se ao fato de que, na noite do dia 13 de abril de 1831, a música do nosso hino foi tocada pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro. Até abril de 1831, o hino considerado “nacional” era o Hino da Independência, composto pelo próprio imperador D. Pedro I.
                                         


 Dia Internacional do Beijo é comemorado mundialmente em duas datas diferentes 13 de abril ou 6 de julho. É um simbolo de afeição romântica ou de amizade dependendo do país.

        Curiosidades sobre o Natal
                                        
 Para sabermos um pouco mais sobre esta festa maravilhosa, vamos conhecer algumas curiosidades que nos ajudarão a entender melhor . Diz  a tradição que comemorar o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro foi estabelecida pelo Papa Libério em 354 d.C. Não existe, pelo menos até o presente momento,  documentos que nos traga a certeza que o Messias veio mesmo ao mundo nesta data. A Igreja Católica escolheu o período para celebrar o nascimento de Cristo, porque era nessa época, na Roma antiga,  realizadas as Saturnais (festa pagã muito popular, que reverenciava o deus Saturno) e outras festas pagãs. A ideia foi diminuir a importância das comemorações e, ao mesmo tempo "adaptá-las" a passagens e princípios relacionados à vida e obra de Jesus. Também se sabe que muitas líderes, mestres e figuras mitológicas de outras crenças vieram ao mundo no dia 25 de dezembro ou em data próxima.
Sabemos que o Natal é comemorado de diferentes formas  de acordo com a cultura  e religião de cada povo. O que temos que ter  em mente é que  deve ser uma época de reflexão e não só a troca de presentes, pois assim estaremos incentivando o consumismo e esquecendo o verdadeiro sentido desta comemoração.


                                                Dia da Bandeira
                           Curiosidades
   Precisamos amar nossa Pátria e defendê-la sempre!


 As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

A maior bandeira do Brasil hasteada fica na capital brasileira, na Praça dos Três Poderes. Ela tem 20 metros por 14,30 metros. O mastro em que ela fica hasteada possui 110 metros de altura. Quando ela fica velha, rasgada ou desbotada deve ser substituída por uma nova. A antiga é entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro (Dia da Bandeira).

Você sabia?

Além da Bandeira Nacional do Brasil que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

                                        


 Vamos conhecer a Vitória-régia?



      A Vitória-régia  é uma das maiores plantas aquáticas do mundo, é nativa da bacia do Rio Amazonas. Sabe qual é seu nome científico? Victoria amazônica, mas todo mundo também a conhece como rainha das águas, forno-d'água, uapé ou jaçanã.
     Sua folha tem o formato circular, podendo medir até 1,80m de diâmetro. Parecida com uma bandeja flutuante, é bastante resistente e pode aguentar um peso de até 45 quilos.
     Sua cor é verde na parte de cima e avermelhada nas bordas  e na parte inferior. Ela vive em lagos, lagoas e rios de águas tranquilas. Sua flor é simplesmente linda, branca com o centro rosado e alcança até 30cm .
   Olha que interessante. Como a Lua, a Vitória-régia se abre ao entardecer e se fecha com o clarear do dia. 


                Vamos conhecer a águia?
      Para começar, a águia é considerada em muitas culturas a rainha das aves de rapina. E sabem porque? Por ter um porte majestoso.
      O tamanho varia, a águia- real, pode medir até 90 cm, com envergadura de 220 cm. Os machos pesam mais ou menos 4 kg, enquanto as fêmeas maiores chegam a 6 kg.
As águias se espalham por regiões montanhosas da América, Eurásia e Oceania. Não estão presentes nos polos e são muito raras nos desertos.
    Caça seu alimento utilizando suas garras voltadas para frente. Algumas são especialistas em capturar peixes. colocando suas patas para frente e no momento exato, arranca o peixe da água sem molhar uma só pena. 
     As águias são capazes de permanecer voando por várias horas aproveitando as correntes de vento e suas asas.
    A águia é uma espécie protegida, e suas maiores ameaças são a caça ilegal e a destruição de seu habitat. Isso tem provocado a diminuição de várias espécies.


                                                    Resultado de imagem para águia real


                                                  Resultado de imagem para águia real

       
        Você conhece o Hino de Brasília?  



Hino de Brasília

Em meio à terra virgem desbravada
na mais esplendorosa alvorada
feliz como um sorriso de criança
um sonho transformou-se em realidade
surgiu a mais fantástica cidade
"Brasília, capital da esperança"
Desperta o gigante brasileiro
desperta e proclama ao mundo inteiro
num brado de orgulho e confiança:
nasceu a linda Brasília
a "capital da esperança"
A fibra dos heróicos bandeirantes .
persiste nos humildes e gigantes
que provam com ardor sua pujança,
nesta obra de arrojo que é Brasília.
Nós temos a oitava maravilha
"Brasília, capital da esperança."

O Hino do Distrito Federal e de Brasília tem letra de Geir Nuffer Campos e música de Neusa Pinho França Almeida.

Colomba Pascal 

 
Aparentemente ela tem o jeitão do pão natalino, mas sua receita guarda algumas peculiaridades. A começar pelo formato de ave, daí o nome colomba, ou pomba em italiano. "O pássaro tem significado eucarístico para os católicos, além de ser um símbolo da paz. Há quem diga que também lembra uma cruz, uma remissão ao sacrifício de Cristo”. Por essa simbologia, os católicos puseram a colomba para reinar na mesa de Páscoa. O bolo é tradicionalmente servido após o almoço do domingo ou no café da manhã.
A colomba também nasceu na Lombardia – mais precisamente na província de Pavia, próxima à Milão. A história igualmente cercada de lenda atribui sua criação a um terrível rei e doze donzelas condenadas por ele à morte. A história não é tão gostosa como a colomba, mas recheada de curiosidades. O que realmente importa é reunir a família e degustar essa delícia .

                                     Animais Selvagens
Vamos conhecer alguns animais selvagens com mais detalhes?
Falaremos um pouquinho sobre  o leão "O rei da selva".



O leão é um dos animais mais conhecidos, talvez por ter aquela juba que todos admiram.
Onde vive o leão? 
Ele vive na África, Sudão, Quênia, Tanzânia, Congo, sul do Saara, Senegal e Gâmbia. Existe também uma espécie de leão asiático na floresta de Gir, na Índia.
O leão macho adulto pesa entre 150 Kg e 220 Kg, mede aproximadamente 2m de comprimento e quase 1m de altura. É um animal carnívoro, come cobras-selvagens e animais de grande porte. 

Sabe como ele vive?  
O leão é o único felino que vive em grupo composto por fêmeas adultas, filhotes de ambos os sexos e machos adultos dominantes.
Então para que serve a juba?
Serve para indicar que a saúde genética e física do rei da selva está em ordem. Então as fêmeas que não as possuem, costumam a  escolher os machos com juba grande e exuberante. Também pode servir de proteção em caso de luta entre os machos.
O leão é forte, mas como a maioria das espécies, tem enfrentado dificuldades em preservar sua  espécie e sua população está diminuindo, e muito rapidamente e tudo isso porque o homem está destruindo seu habitat. 




 Carnaval, fique curioso.

Você sabia que o primeiro carnaval brasileiro aconteceu por volta de 1641 e que  era animado com as canções  portuguesas, as quadrilhas. Depois vieram
 as polcas e os ritmos do carnaval italiano e que só em 1870 surgiu a música tipicamente brasileira? Pois é. Sabe que era costume as brigas com ovos, limões, água  e farinha? Que coisa! Muito diferente do que é hoje.

Curiosidades sobre a dengue

Saiba mais 
A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito da dengue podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a dengue, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento.

A fêmea do Aedes aegypti voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam.



A lenda do Barrilzinho- você conhece?

Conta uma antiga lenda que nos confins da Normandia habitava um arrogante cavaleiro, cujo nome causava terror em toda a região. De grande estatura e belo porte, era vaidoso, desleal e cruel, não temendo a Deus nem aos homens. Não fazia jejum nem abstinência, não assistia à Missa nem ouvia sermões. Não se conhecia homem tão mau quanto ele.

 Aprontai-me para o almoço o javali que cacei ontem - bradou ele numa Sexta-Feira Santa aos cozinheiros.
Ouvindo isto, seus vassalos exclamaram:
- Senhor, hoje todos jejuam... E vós quereis comer carne? Crede-nos, Deus acabará por vos punir.
- Até que isso aconteça, terei roubado e enforcado muita gente - retrucou.
- Estais seguro de que Deus tolerará mais essas faltas? Vós devíeis vos arrepender sem demora, senhor. Em um bosque vizinho habita um monge, varão de grande santidade. Vamos até lá e confessemo-nos - insistiram os vassalos.
- Confessar-me? Eu? Jamais!! - respondeu com desprezo o cavaleiro.
- Vinde ao menos fazer-nos companhia.
- Para me divertir, concedo. Por Deus, nada farei.
E puseram-se a caminho. Em meio à floresta solitária e quieta, encontraram na ermida o santo varão. Todos entraram e se confessaram
- Sede bem-vindo, senhor. Visto que sois cavaleiro, deveis ser cortês. Desmontai e vinde falar comigo.
- Falar convosco? Por que diabos? Estou com pressa.
- Entrai e conhecei minha capela e minha morada.
Muito a contragosto e resmungando, o cavaleiro apeou-se. O monge tomou-o pelo braço, conduziu-o diante do altar e disse-lhe:
- Senhor, matai-me, se quiserdes, mas daqui não saireis sem antes confessar-vos.
- Não contarei nada! Não sei o que me impede de vos matar. 
- Irmão, dizei-me um só pecado. Deus vos ajudará a confessar os demais...
- Diabos! Não me dareis sossego? Eu o farei, mas de nada, nada me arrependerei. E com grande arrogância contou de um só lance todos os seus numerosos pecados.
- Senhor, pelo menos sujeitai-vos a uma penitência - disse o santo monge.
O que? Penitência? Caçoais de mim?- Vociferou furioso o cavaleiro.


 


- Jejuareis todas as sextas-feiras durante três anos.
- Três anos! Estais louco, jamais!
- Então, um mês.
- Também não.
- Ireis a uma igreja e direis ali um Padre-Nosso e uma Ave-Maria.
- Para mim seria enfadonho e, ademais, tempo perdido.
- Então, já que sois tão arrogante e vos achais tão grande e poderoso, podereis ao menos pegar este barrilzinho, enchê-lo no regato próximo e trazê-lo de volta para mim.
- Bem, isto não me custa tanto, e, para ficar livre de vós, concedo.
Saiu, pois, o cavaleiro em direção à fonte e de um só golpe afundou na água o barrilzinho. Entretanto, neste não entrou uma gota sequer... Tentou novamente, de um jeito, de outro... Nada! Intrigado e rangendo os dentes de raiva, voltou à ermida e esbravejou:
- Barril enfeitiçado! Não consigo meter-lhe uma só gota de água!
- Senhor, que triste estado é o vosso! Uma criança tê-lo-ia trazido transbordando... Isto é um sinal de Deus, por causa de vossos pecados - disse o monge.
- Pois eu vos juro que não voltarei ao meu castelo enquanto não encher este barril, ainda que tenha de dar a volta ao mundo. E nisto empenho minha palavra!
E assim partiu o cavaleiro com o barrilzinho, sem levar senão a roupa do corpo. Em todos os poços e regatos, cascatas e rios, lagos e mares, experimentava encher o pequeno tonel, mas sempre em vão. Caminhando sem cessar por planícies e montanhas, passando frio e calor, percorreu ele muitos países. Maltrapilho e sujo, curtido pelo sol, obrigado a mendigar, sofreu fome, insulto e chacotas

 pois muitos desconfiavam dele. Seu corpo ia definhando e o barrilzinho pesava-lhe enormemente, amarrado ao pescoço. Após dois anos de fracassos, decidiu voltar à ermida, onde por fim chegou, exatamente na Sexta-Feira Santa. O monge, não o reconhecendo, pergunta:
- Caro irmão, quem vos deu esse barrilzinho? Há dois anos, entreguei-o a um belo cavaleiro, que não voltou mais aqui. Nem sei se ainda vive.
- Esse cavaleiro sou eu e este é o estado em que me colocastes! - respondeu cheio de cólera o desgrenhado andarilho, contando a seguir suas desventuras.
O santo homem indignou-se ante tanta dureza de alma, bradando:
- Vós sois o pior dos homens! Um cão, ou animal qualquer teria enchido o barril. Ah! Bem vejo que Deus não aceitou vossa penitência, porque não vos arrependestes!
E, pondo-se a chorar, rogou à Santíssima Virgem que intercedesse por aquele pecador empedernido. Enquanto o monge soluçava em sua longa oração, o cavaleiro, quieto, foi tocado pela graça. Seu coração tão duro comoveu-se. Os olhos se lhe turvaram. Uma grossa lágrima rolou-lhe pela face ressequida, caindo no barrilzinho, que trazia amarrado ao pescoço. E esta única lágrima foi suficiente para enchê-lo até os bordos!
Sinceramente arrependido, ele pediu para confessar-se. O monge, maravilhado, abraçou-o em prantos de alegria.
Reconciliado com Deus, voltou o cavaleiro para o seu castelo e levou vida santa a partir desse dia, sendo exemplo para todos os seus servos e os habitantes da região. E ficou conhecido como o Cavaleiro do Barrilzinho


Você sabia?
Você sabia que os mais rápidos corredores são possivelmente as pessoas que têm o ritmo cardíaco mais lento? Estranho não é? Pois é o coração desses atletas bate mais devagar do que o coração das  pessoas que não fazem exercício algum. Por que será? Quer descobrir?
 Pesquise, busque, se informe. É muito bom pesquisar e descobrir coisas novas. Experimente e nos conte como é pesquisar e fazer grandes descobertas.



 Você sabe do que é feito a ponta do lápis ou da lapiseira que você escreve todos os dias?
grafite


Quem diria que aquele lápis ou lapiseira que você usa na escola poderia ser um “parente” de uma pedra preciosa. Pois é isso mesmo! O grafite – ou grafita, nomenclatura mais usada pelos cientistas – e o diamante são minerais formados a partir do mesmo elemento químico.
O carbono puro – elemento químico que também está presente em todos os seres vivos – é a base da formação do grafite e do diamante. Na natureza, o carbono tem seus átomos agrupados e quando expostos a fatores ambientais diferentes, como temperatura e pressão, podem ser cristalizados, ou seja, formam minerais.
Porém, para a formação do grafite e do diamante no solo existem diferenças fundamentais. Na constituição do grafite é preciso ter condições de pressão e temperatura bem menores 
do que na do diamante, que precisa de muita compressão e calor para ser formado.



                                        Curiosidade sobre o voto

Com a independência do Brasil, em 1822, foi elaborada a primeira legislação eleitoral brasileira, por ordem de D. Pedro I. Essa lei seria utilizada na eleição da Assembleia Geral Constituinte, de 1824. Neste período, os partidos políticos não existiam e o voto não era secreto.

O voto, no período imperial brasileiro, era chamado de voto censitário, isso porque estava restrito a uma parcela da população de alta renda. Para votar ou se candidatar a uma vaga de deputado, o eleitor deveria ter uma grande quantidade de dinheiro, ou sacos de mandioca (uma das medidas de riqueza na época).
                                      
          Prestem atenção amiguinhos! Nós já sabemos que voto não se vende, não se troca por nada.


Olhe as personagens da Independência do Brasil. Estes nós conhecemos bem e podemos aprender de forma bem mais prazerosa. Estude, procure se informar e conhecer a história com mais detalhes e assim você vai poder ensinar para outras pessoas.
        Mais curiosidades sobre  as Eleições

Você sabia que somente em 1821, as pessoas deixaram de votar apenas em âmbito municipal e que na falta de uma lei eleitoral nacional, foram observados os dispositivos da Constituição Espanhola para eleger 72 representantes junto à corte portuguesa?

                                                   
                                        Curiosidade sobre o voto
Você sabia que no dia 23 de janeiro de 1532, os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa – São Vicente, em São Paulo – foram às urnas para eleger o Conselho Municipal?


                                                       

E você conhece alguma curiosidade sobre eleição? Voto? Candidato? Faça seu comentário .

Curiosidades da Copa do Mundo
Você sabia que na primeira copa do Mundo no Uruguai, o único paulista a  integrar  a delegação  foi o Araken?


                                  Você sabia que Jesus também teve avós?
 Pois é, Ele era igualzinho a nós. Seus avós maternos eram Ana e Joaquim.





Lua Cheia maior e mais brilhante.....

A superlua é um fenômeno em que o satélite natural da Terra, fica maior e mais brilhante que o comum em uma Lua cheia. Aconteceu ontem dia 23 de junho. Este também será o encontro mais próximo da Terra com a Lua durante todo o ano de 2013



                                                  

A superlua  acontece quando a Lua chega ao seu ponto mais próximo da Terra. O fenômeno é também chamado de “perigeu lunar”, já que a órbita lunar tem o formato de elipse, e não de círculo.

                                                  




Olha só  o elefante . Ele está no zoológico em Buenos Aires e  também adora se mostrar para os visitantes. Ele é lindo!




Olha que legal! 

O Zoológico de Buenos Aires, capital da Argentina  é muito legal. Muitos animais diferentes e que ficam próximo dos visitantes. 

Este urso é muito bonito e adora interagir com os visitantes. Ele até dá um olá pra gente. Tem mais animais e aos poucos vamos conhecê-los melhor. 


Oi Turminha!


                      


A quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão Ocidental e ocorre um dia depois do carnaval. Para os Cristãos Católicos esse é um dia de muita reflexão, jejum e abstinência. Neste dia o Padre marca com cinzas a testa dos fieis cristãos . Esse é um simbolismo que relembra uma tradição do Oriente Médio onde jogar cinzas sobre a cabeça significava um sinal de arrependimento perante Deus.
Turminha, todos nós devemos respeitar a fé que cada um professa. Não devemos criticar ou falar mal. A fé e o respeito aos outros serve para unir e não separar. 

                                                                   Bandeira

                                                           Hino 
                                                 Selo

                                                                   Brasão
                         

                                           
No dia 19 de novembro comemoramos o dia da Bandeira.

Você  conhece as bandeiras que já tremularam em solo brasileiro?

Bandeira da Ordem da Cruz de Cristo (trazida por Pedro Álvares Cabral)



A Bandeira do Brasil Reino ( Dom João VI) Esta Bandeira representava a união  dos reinos de Portugal, Brasil e Algarves.



A Bandeira do Brasil Independente

No dia 18 de setembro de 1822, Dom Pedro I instituiu a primeira Bandeira do Brasil Independente.



 Bandeira da Proclamação da República


A Bandeira Brasileira Atual


Você sabia que os músculos adoecem?


Existem doenças que atacam o Sistema Muscular. Você já ouviu falar em Poliomielite? É a mesma coisa que paralisia infantil. Essa doença é causada por um vírus. Os músculos, quase sempre das extremidades, atrofiam-se e provocam invalidez com maior ou menor gravidade.
Esse vírus age sobre a medula espinhal e cérebro, e parte do sistema muscular para de receber  mensagens enviadas pelo próprio cérebro. A forma eficaz de evitar esta doença é imunizando as crianças . A poliomielite foi considerada erradicada no Brasil em 1994. 
Outra doença  que ataca o Sistema muscular é o tétano. É provocado por uma bactéria que penetra no organismo através de cortes e ferimentos  e pode produzir um veneno que afeta os nervos  que controlam os músculos. Essa doença provoca contrações demoradas e chega , em casos mais graves, a provocar a morte. Para  evitar esta doença é necessário  ser imunizado (vacinado).
                            Vacine-se e fique livre de muitas doenças graves.


Dia 2 de novembro (Dia de Finados)

Desde o século 1º os cristãos rezavam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. 

No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
                                      .

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.





Você sabe como os músculos se alimentam?
Nossos músculos necessitam de uma fonte de energia para  continuar  gerando movimento.
Depois de muitas pesquisas, os cientistas descobriram que o principal alimento dos músculos é a glicose, que é um tipo de açúcar encontrado em frutas, mas presente também em féculas e no açúcar comum, aquele que usamos em casa. A glicose é levada aos músculos através do sangue. Se essa glicose não for usada imediatamente, os próprios músculos cuidam de armazená-la. Daí quando quer obter energia da glicose o músculo precisa "queimá-la"e, para isso, usa oxigênio retirado da corrente sanguínea. Durante o processo de produção de energia, os músculos produzem gás carbônico, uma espécie de lixo, que é eliminado também através do sangue. 

 Por que ficamos cansados?
O cansaço acontece porque o suprimento de energia e oxigênio no organismo é suficiente apenas para uma quantidade limitada de músculos trabalharem. Quando a exigência é  maior, os músculos precisam que o corpo descanse para criarem novas provisões. Quando fazemos exercícios prolongados, os músculos produzem toxinas que podem  causar cãibras. 
Para ajudar nossos músculos se recuperarem mais rapidamente é bom descansar e fazer uma massagem para  ativar a circulação sanguínea.

                                           
 Toxina-    É uma substancia biológica que provoca danos a saúde.
  Fonte -    O Corpo Humano  
                   Planeta Deagostini

Você sabe  quantas classes de músculos existem? 
É bom conhecer como nosso corpo funciona.
Nós possuímos duas classes de músculos:
Músculo de fibra estriada. A fibra estriada tem forma cilíndrica. Esses músculos são arredondados e por determinadas características apresentam uma série de estrias ou faixas, claras e escuras. São de cor avermelhada  e formam o que chamamos de "carne". Unidos aos ossos ou à pele, movem-se quando queremos e têm contração rápida. A este grupo pertencem os bíceps e os tríceps. 


Músculo de fibra Lisa. as fibras lisas têm forma de fuso e são menores do que as estriadas. Estão presentes nos órgãos internos como os intestinos, estômago, útero, canais dos aparelhos excretor e reprodutor.      
                                                           
Como os músculos funcionam?
Quem dá ordens aos músculos?
Um músculo estriado só se contrai quando o cérebro envia uma ordem para que faça isso. Acontece assim:
De cada músculo de fibra estriada parte uma fibra sensitiva que informa ao cérebro, ou à medula espinhal, se o músculo está ou não contraído;  em resposta, recebe a ordem para continuar do mesmo jeito ou mudar de posição. Os músculos de fibra lisa respondem as  ordens do sistema  nervoso autônomo  que trabalha independentemente da nossa vontade. Sempre que necessário, provoca movimentos musculares para o funcionamento do organismo. É assim, por exemplo, que a comida avança através do aparelho digestivo.
Os músculos têm duas propriedades: elasticidade e excitabilidade. A primeira refere-se à capacidade de aumentar em comprimento e logo voltar ao seu tamanho normal. Essa capacidade só se perde quando a pessoa morre. A excitabilidade relaciona-se com a sensibilidade dos músculos aos impulsos nervosos ou a estímulos mecânicos  externos como picadas, mudanças de temperatura,  passagem de corrente elétrica, etc.
  Numa contração muscular observamos três fases:
* Fase da latência
* Fase da contração
* Fase do descanso
 Nas aulas de Ciência os alunos demonstraram como um músculo funciona utilizando a pressão da água para realizar os movimentos de contração e relaxamento.                               

                              
       
Dia do médico
São Lucas

O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia    consagrado       pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos. 

Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.

Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria   estudado medicina em Antioquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. 

São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de S. Lucas. Segundo a tradição era natural de Antioquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=243172


Ábaco origem
Vocês já utilizaram o ábaco para resolver operações? Ensinem seus alunos como fazer. Tenho certeza que eles vão achar muito interessante.

O Ábaco, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonesas, russas e aztecas.

Ábaco Chinês - O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo. 

Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C., os japoneses adaptaram uma evolução do ábaco chines 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.

Ábaco Russo - O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura 2. e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.


http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/historia.htm


Conheça a historia da origem das pipas. Essa história vai longe....

A historia da pipa é recheada de mistérios, lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita magia, beleza e encantamento.
Tudo deve ter começado quando o homem primitivo se deu conta da sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. Essa frustração foi o mote pra ele desse asas à imaginação.
O primeiro voo do homem esta registrado na mitologia grega, e conta que Ícaro e seu pai, Dédalo, aprisionados no labirinto de Creta pelo rei Minos, tentaram alcançar a liberdade voando. Construíram asas com cera e penas e conseguiram escapar. 
Apesar das recomendações do pai e embevecido pela possibilidade de dominar os ventos, Ícaro negligenciou a prudência e chegou muito perto do sol, que derreteu a cera das asas e precipitou-o ao mar, matando-o.
De qualquer forma, o homem não parou por ai. Mesmo levando em conta o estranho acidente da lenda de Ícaro, ele continuou a ousar, desafiando a natureza com sua imaginação. 
As pipas nasceram dessa tentativa frustrada de voar, quando o homem transferiu para um artefato de varetas, papel, cola e linha sua vontade intrínseca de planar, de alçar vôo da terra firme.
Teorias, lendas e suposições tendem a demonstrar que o primeiro vôo de uma pipa ocorreu em tempos e em varias civilizações diferentes, mas com toda certeza, a data aproximada gira em torno de 200 anos Antes de Cristo. 
O local: China
No Egito, hieróglifos antigos já relatavam objetos que voavam controlados por fios. 
Os fenícios também conheciam seus segredos, assim como os africanos, hindus e polinésios. Até o grande navegador Marco Pólo (1254-1324) explorou-lhe as potencialidades, embora levado por motivos menos lúdicos. 
Conta-se que em suas andanças pela China, ao ver-se encurralado por inimigos locais, fez voar uma pipa carregada com fogos de artifício presos de cabeça para baixo, que explodiram no ar em direção à terra, provocando o primeiro bombardeio aéreo da historia da humanidade. 
Nos países orientais, foi e continua sendo grande a utilização das pipas com motivos religiosos e místicos, como atrativos de felicidade, sorte, nascimento, fertilidade e vitória. 
Exemplos disso são as pipas com pintura de dragões, que atraem a prosperidade; tartarugas (longa vida); corujas (sabedoria); e assim por diante. 
Outros símbolos afastam maus espíritos, trazem esperança, ajudam na pesca abundante, e as pinturas com grandes carpas coloridas representam e atraem o desenvolvimento dos filhos. 
Nesses aspectos místico-religiosos, continua sendo muito grande a utilização de pipas como oferenda aos deuses nos paises orientais. 
Um dos quatro elementos fundamentais da civilização ocidental, o vento, no caso das pipas, passou rapidamente de inimigo a aliado, pois, com um domínio correto das suas correntes e velocidades, o homem conseguiu inteligentemente chegar perto do sonho de voar. 
A historia das pipas data de muitos séculos e se confunde com a própria historia da civilização, sendo utilizada como brinquedo, instrumento de defesa, arma, objeto artístico e de ornamentação. 
Conhecida como quadrado, pipa, papagaio, pandorga, ou outros nomes, dependendo da região ou país, ela é uma velha conhecida de brincadeiras infantis. 
E temos a obrigação de preservar sua beleza e simbologia, pois uma infância sem pipa certamente não é uma infância feliz. 
As pipas adornam, disputam espaço, fazem acrobacias, mapeiam os céus. São extensão natural da mão, querendo tocar nossas ilusões.

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=


Olha aí Luiz Felipe, as plantas podem armazenar água em diferentes partes .  A maioria das plantas  armazenam água e outras substâncias  necessárias para sua sobrevivência nas folhas, outras nas raízes e outras nos caules, isso depende da  necessidade de cada uma.
Por exemplo:

Rosa de pedra

É uma planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.
                                      
Cactos
Ao contrário das outras plantas que guardam sua água nas folhas, os cactos não têm folhas e por isso usam a polpa do caule para fazer este armazenamento. A região impede boa parte da evaporação e faz com que a planta mantenha seus níveis de água por muito mais tempo.
Os espinhos do cacto também têm um papel fundamental. Eles absorvem a água que não cai no solo, mas sobre a planta e assim fazem com que o aproveitamento seja ainda maior. Funcionam também como mecanismo de defesa já que protegem o cacto do ataque de animais.


A beterraba é um exemplo de raiz tuberosa que armazena reservas nutritivas.
Espero que tenha sanado suas dúvidas.

Sabem como fazer Amoeba?

                                     

Para fazer aquela melequinha que as crianças adoram brincar é bem simples e alguns ingredientes são vendidos nas lojas de manipulação. Então vamos lá:

Ingredientes:

*Cola (aquelas de Estudante)
* Borato de Sódio (vc compra nas Lojas de Quimicas mas eles não vendem mais que 5kg
* Corante da sua cor preferida
* Glicerina para deixá-la ela gelada

Modo de Preparo:

Num copo adicione 100 ml de cola, um cristal de corante (cristal do tamanho de um açúcar) 10 ml de nitro glicerina, depois coloque 6 gotas de borato e vai mexendo se ficar muito mole coloque mais borato se ficar muito duro coloque mais cola, após isso deixe secar a tinta por dez minutos.
O bom é que além de brincar dá para trabalhar alguns conteúdos de matemática.

www meustrabalhospedagogicos.blogspot.com



Lua Azul

Especialmente neste mês de agosto teremos um fenômeno um tanto romântico. Teremos a chamada Lua azul. Isso acontece quando em um mesmo mês temos duas fases de Lua cheia.  




Olimpíadas   -   CURIOSIDADES
*   Você sabia que o Cabo de Guerra já foi uma modalidade olímpica entre 1900 e 1920?
*   Que apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna? Grécia, Grã- Bretanha, Suíça, França e Austrália.
*    Que na cerimônia  de abertura dos Jogos Olímpicos, os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem?
Você sabia?
As mulheres só foram admitidas em Olimpíadas em 1900, nos jogos de Paris. Isso porque o Barão de Coubertin barrou a participação feminina na primeira olimpíada moderna, em 1896.
Ele achava indecente as mulheres exibirem corpos deformados por esforços musculares. Seis tenistas e cinco golfistas foram as primeiras a quebrar esse preconceito.


                                         

Origem das Notas Musicais
Foi durante a Idade Média que o monge beneditino italiano Guido d'Arezzo resolveu dar mome às notas musicais. Estudiosos contam que ele usou a primeira sílaba de cada hemistíquio ( metade de um verso) do Hino a São João Batista, escrito em latim.Logo essa denominação passou a vigorar nos países de cultura latina: UT, RE, MI, FA, SOL, LA, SI. O SI é formado pelo S de Sancte e o J de Johannes ( o J em latim se pronuncia I ). Mais tarde, os cantores italianos substituíram UT por DÓ, mai fácil de pronunciar.

                                       

UTqüeant laxis REsonare fibris
MIra gestorum FAmuli tourum
SOLve polluti LAbii reatum
Sancte Johannes.

Tradução

Para que possam ressoar,
com grandes emoções,
as maravilhas de teus feitos,
limpa a maldade do lábio
manchado de teus servos,
ó São João!

Você sabia?
O ponto mais frio da Terra que já chegou a -89,2ºC foi na Estação de Vostok, na Antártida.

                             

Televisão
Esta foi realmente uma marcante invenção do século XX. Não há dúvidas de que a televisão é um importante meio de comunicação. Muitos já haviam feito experiências com transmissão de imagens, mas foi em 1875 que o americano G.R. Carry construiu o primeiro aparelho para transmissão de imagens por ondas eletromagnéticas. E somente em 1929 é que se realizou a primeira transmissão experimental de televisão, em Londres.
No Brasil a TV foi lançada em 18 de setembro de 1950, pela extinta TV Tupi, de São Paulo. Hoje podemos assistir TV até por aparelhos de telefones móveis (celular).
Os aparelhos de televisão sofreram mudanças muito significativas. Antigamente as imagens das TVs eram em preto e branco e havia muita censura nas programações.
Antes a televisão unia as famílias e muitas vezes os vizinhos para assistirem os programas juntos, pois poucas pessoas tinham condições de adquirir uma TV.
Atualmente como o acesso é mais fácil e as pessoas tem mais de um aparelho, muitas famílias já não se reúnem para assistirem seus programas favoritos.
O que unia a família , agora afasta.



                                               

                                             

Rádio
Muitos pesquisadores contribuíram para a invenção do rádio, mas só foi em 1896 que Guglielmo Marconi conseguiu emitir sinais e captá-los a centenas de metros, dando início ao que conhecemos hoje como rádio. A primeira estação de rádio do Brasil só entrou no ar em 1923.

                                                     

Lâmpada
A lâmpada é uma fonte artificial de luz. Desde a antiguidade as lanternas a óleo ou gás iluminavam as casas, templos e ruas. Depois de realizar mais de 1200 experiências elétricas, em 1877, Thomas Alva Edison inventou a primeira lâmpada elétrica.
Durante sua vida Thomas Alva Edison registrou 2332 patentes.
Pasmem! Em pleno século XXI, há localidades no Brasil que ainda não são beneficiadas com a energia elétrica.









" O gênio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração".   Thomas Alvas Edison



Sabem quem foi o inventor do Avião?
Vamos lá então.
Em 1906 em Paris o brasileiro Santos Dumont ergueu uma aeronave chamada 14-Bis a 50 metros de altura, voando a uma velocidade de 37Km/h. Todos ficaram admirados, mas Leonardo da Vinci foi quem elaborou os primeiros projetos de construção de aviões.

                                          

Você sabe quando foi inventado e quem inventou?
Telefone:   O telefone foi inventado pelo norte-americano Alexander Graham Bell, em 1876. Os primeiros aparelhos eram dotados de manivela, que, acionada, fazia contato com uma central, onde uma telefonista completava a ligação. Antigamente era raro uma família ter um aparelho telefônico em casa pois era muito caro. Hoje muitas pessoas tem mais de um aparelho telefônico móvel (celular).
 Como as coisas evoluem !


                                          


Como surgiu a expressão
"Um país se faz com homens e livros"
Foi quando o escritor Monteiro Lobato criou sua primeira editora em 1919. Ele foi aos Correios e conseguiu uma listagem de pequenos negócios espalhados por todo o país. Despachou lotes de livros junto com uma carta. Oferecia o produto consignado e uma porcentagem nas vendas. Foi então que nasceu sua célebre frase.

                                                           

Por que enjoamos em alto-mar?
                                                        
O sistema nervoso autônomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço da embarcação, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigem, contração do estômago e secreção de sucos gástricos, provocando mal-estar e vômito.


Por que os pássaros voam em uma formação de V?

                                                      

Esse tipo de formação ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão à frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado.

A sétima arte
Por que o cinema é chamado de Sétima Arte?

                                                            
Porque no século XX juntou-se a outras seis já tradicionais: arquitetura, literatura, pintura,
música, dança e escultura. Diferentemente das primeiras seis, existe uma data para comemorar o nascimento do cinema: dezembro de 1895. Foi quando os irmãos Lumière promoveram, em Paris, a primeira sessão pública se seu invento, o cinematógrafo, em que mostraram cenas do cotidiano. E sabem da maior? Muita gente disse que aquilo era uma moda passageira.

Solstício
Que interessante!!
Vem do Latim (sol + sistere, que não se mexe) é o instante em que o Sol atinge sua maior declinação em latitude em relação á linha do Equador, ocorrendo uma maior intensidade de radiação solar em um dos hemisférios, caracterizando o solstício de verão, onde o dia é maior do que a noite. No outro hemisfério estará ocorrendo o solstício de inverno, onde a noite é maior do que o dia.

                                             

Leão Branco
Você já viu um Leão Branco? Não? Então vamos saber um pouco sobre ele.
Para começar a única diferença que tem entre ele e os outros leões é somente na aparência. A pelagem dele é muito clara , quase branca , isso devido a uma anomalia genética . Os olhos são muito bonitos, podendo ser dourados ou azuis.
Você conhece um animal diferente? Então compartilhe conosco.

                                                  

Fenômeno Astronômico
Ontem e hoje o Planeta Vênus passa entre a Terra e o Sol. Este é um fenômeno raro e que só ocorrerá novamente em 2117.
Várias partes do mundo pudem  observar totalmente ou parcialmente o fenômeno, porém para isto é necessário utilizar telescópios equipados com filtro solar para proteger os olhos.

                                                    

Flor Íris
Você conhece a flor Íris?
Olha só como ela é linda! Existem de outras cores e são igualmente lindas.
                                                      

Orca
A orca não é uma baleia assassina, ela é um predador como outros animais.Ela alimenta-se principalmente de peixes ,tartarugas, polvos e cachalotes.
Possui uma velocidade média de 15Km/h. Tem uma mordida poderosa ,pois sua mandíbula apresenta 50 dentes.
Sua comunicação é feita através de sons e vive em grupos .Um filhote já nasce com quase 200kg .
As Orcas são aminais de grande porte, a fêmea mede cerca de 5m e pesa aproximadamente 5 toneladas.O macho mede de 6a 10m e pesa de 7 a 10 toneladas.
                                           

Peixe Espada
O Peixe Espada pode ser encontrado nos Oceanos Tropicais. Ele tem uma grande espada que nada mais é que o prolongamento de seu focinho e que serve para capturar suas presas. É um animal marinho extremamente rápido, pode alcançar a velocidade de 240Km por hora.



Atualmente pratica-se a pesca esportiva para poder preservar a espécie.

2 comentários:

Arquivo do blog