segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nossa Turminha homenageia e parabeniza todos os escritores e escritoras do nosso Brasil.

Ana Maria Machado

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1941, foi uma das fundadoras da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes. Ganhadora do Prêmio Jabuti em 1978 e do Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio da Literatura Infantil, em 2000. Até hoje, vendeu em torno de 19 milhões de exemplares de suas obras e, além de ser a atual presidenta da Academia Brasileira de Letras (Biênio 2012/2013).




Cecília Meireles

Nasceu no Rio de Janeiro em 1901 e faleceu em 1963. Porém, muitas de suas obras como “Ou isto ou aquilo”, são lembradas até os dias de hoje. Entre os diversos prêmios que conquistou, destaca-se o Jabuti de tradução da obra literária, pelo livro “Poemas de Israel”.



Elias José

Publicou 114 livros e recebeu diversos prêmios dedicados à Literatura Infantil. Entre eles, o Jabuti, Fernando Chinaglia e Adolfo Aizen.

Eva Furnari
Nasceu em Roma, Itália, em 1948, e veio para o Brasil com dois anos de idade. Eva, além de escritora é ilustradora e, conquistou seis Prêmios Jabuti de ilustração (1986, 1991, 1993, 1995, 1998 e 2006). Colaborando com o encarte “Folinha”, Eva criou uma de suas maiores personagens: A Bruxinha.









Ganymédes José

Foi um dos mais influentes escritores da literatura infantil Brasileira nos anos 70 e 80. Além de escritor, era ilustrador de seus livros e entre suas principais obras estão: “Amarelinho”, “Vivi Pimenta” e “Galinha Manduca”, ganhou o prêmio Jabuti em 1985.



Lygia Bojunga Nunes

Vencedora do Prêmio Jabuti em 1973, com o livro “Os Colegas” e conquistou, também o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio da Literatura Infantil, em 1982, com o livro “A Bolsa Amarela.”




Mary e Eliardo França
O casal é um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro. Autores de livros para crianças. Juntos, tem mais de 140 títulos publicados, entre eles: “Cacho de histórias”, “Cavalinho de vento” e “Alegria, alegria”, além de ganharem diversos prêmios da Literatura Brasileira.



Maurício de Souza

Nasceu em Santa Izabel, SP, em 1935 e é o criador da Turma da Mônica. Com suas ilustrações, Maurício de Souza conseguiu passar inúmeras mensagens positivas e aprendizados para crianças do Brasil.



Monteiro Lobato

Nasceu em Taubaté, em 1882, e criou diversos personagens em seus livros infantis. Sítio do Pica pau Amarelo e as aventuras de Emília, junto com Jeca Tatu, foram os principais feitos do escritor. Mesmo naquela época, temas como sustentabilidade, preservação do meio ambiente e seus recursos naturais sempre estiveram em pauta com o escritor.



Ruth Rocha
Nasceu em 1931 na cidade de São Paulo e começou a escrever em 1967 – Tem mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e em dicionário. Entre eles estão: “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Azul e lindo – Planeta Terra Nossa casa” e “Marcelo, Marmelo, Martelo”. Ganhou cinco vezes o Prêmio Jabuti e suas histórias estão traduzidas em mais de 25 idiomas.



Sylvia Orthof
Nasceu em Petrópolis em 1932 e faleceu em 1977 – Ganhou o prêmio Jabuti com os livros “A Vaca mimosa” e “A Mosca Zenilda”, em 1977.



Ziraldo

Nasceu em Caratinga, MG, em 1932 e tornou-se um dos mais conhecidos e aclamados escritores brasileiros, Ziraldo é o “Pai” do Menino Maluquinho. Além desta primordial obra, ele criou: “O Menino do Rio Doce”, “A Supermãe”, “O joelho Juvenal”, “Uma professora muito maluquinha”, “Rolim”, entre muitos outros.
http://www.colegioecologia.com.br/noticias/confira-aqui-os-principais-nomes-da-literatura-infantil-brasileira/

Arquivo do blog