quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ler é fundamental para o desenvolvimento da criança

Para orientar esse trabalho que deve ser desenvolvido com as crianças , os acervos complementares  a respeito da alfabetização e letramento e as diferentes áreas do conhecimento nos mostra algumas dessas perspectivas:permitir que a criança compreenda o funcionamento particular da escola, para que a criança saiba lidar com as diversas situações de convívio; 
-- garantir  um acervo  qualificado ao mundo da escrita e à cultura letrada, sem desconsiderar sua cultura de origem e desenvolver nos jovens a autonomia e o desejo do conhecimento através da leitura.
A leitura por si só já é extremamente importante para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, mas toda leitura na primeira infância  deve ser orientada pelo professor, pais ou responsáveis.  As crianças adoram ler para alguém ouvir, e esse interesse do adulto na escuta é que permite que a criança goste de ler e se interesse cada vez mais . Se pedimos  para uma criança ler e  depois não o questionamos sobre a leitura, a criança vai perdendo o estímulo. É muito bom fazer uma rodinha com as crianças e deixar que eles contem para seus colegas a historia que leram, mesmo aqueles que ainda não sabem ler são capazes de contar grandes aventuras. O melhor exemplo é eles verem você lendo. Nossa escola tinha o Projeto Leva e Traz  As crianças levavam um livro para ler em casa no final de semana e no primeiro dia de aula da semana seguinte fazíamos um trabalho sobre o livro que podia ser com desenhos, um  mural, um reconto oral ou escrito, dependendo do ano em que a criança estava, o processo de escrita e leitura ficava muito mais fácil tanto para o aluno quanto para o professor.
Várias atividades podem ser feitas depois de uma leitura. Aproveitem cada momento da leitura e divirtam-se.

Arquivo do blog