segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vamos entender primeiramente como nossos alunos entendem a escrita para encontrar juntos  as soluções que facilitem sua aprendizagem.  

                               PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

                                    NÍVEIS DA BASE ALFABÉTICA

PRÉ SILÁBICO I
As letras não significam nada para a criança que, ainda pensa que se escreve com desenhos. Pode também misturar letras e números.


PRÉ SILÁBICO II 
 O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. Assim tenta usar as letras que já conhece. Contudo ainda não desconfia que as letras têm uma relação direta com os sons da fala, e dessa forma mantém a crença de que a escrita só pode ser lida se tiver pelo menos três símbolos, que as coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e as coisas pequenas devem ter nomes com  poucas letras. Diante do contrário, ele  acredita que não é palavra , é pura letra.

SILÁBICO
 O aluno descobre que as letras representam os sons da fala , mas pensa que uma letra corresponde a uma sílaba oral. Relaciona  a escrita à fala passando da correspondência global a uma correspondência silábica
entre os aspectos sonoros e gráficos da escrita. Às vezes acrescenta ou omite letras aleatoriamente na tentativa de ajustar quantas letras e quais são necessárias para escrever determinada palavra.

ALFABÉTICO
O  aluno já compreende que para escrever necessita utilizar as letras do alfabeto. Descobre  também que cada letra  representa um som da fala e que é preciso juntá-las para formar sílabas ou palavras. Compreende a palavra como uma unidade significativa, mas pode não segmentá-la, no texto convencionalmente. Comete erros ortográficos de natureza regular ou irregular.


COMO AS CRIANÇAS PENSAM A ESCRITA 

  HIPÓTESE DO ALFABETIZADO I

*Considera que a sílaba é formada por duas letras (preferencialmente, C/V)

 HIPÓTESE DO ALFABETIZADO II

*Rompe a ideia da rigidez da sílaba formada por consoante/ vogal.
*Associa fonema /grafema, mas´às vezes utiliza equivocadamente (EX: primeira sílaba de problema- 
por/poro/pro). 
*Aceita a ideia de vogal/consoante e duas vogais na mesma sílaba.

HIPÓTESE DO ALFABETIZADO III

*Descobre que nem  sempre  para cada som é usada uma letra, principalmente devido as nasalizações, dígrafos.
EX: lanchando- queijo

ALFABETIZADO IV
*Percepção de consoante desacompanhada de vogal. (EX: som  " i " que não tem representação: objeto, réptil.


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