Dicas

//www.saraiva.com.br/quando-eu-era-pequenino-9534224.html

Para trabalhar com o livrinho Quando eu era pequenino, deixe a criança olhar sozinho o livro. As vezes ele vai abrir, olhar um pouco e deixar de lado, principalmente se for uma criança de maternal. Na maioria das vezes a atenção deles é pouca. Em um segundo momento sente-se em um lugar confortável e vá passando página por página, faça comentários, pergunte e estimule a verbalização da criança. Deixe ele contar, mesmo que não tenha muito a ver com a história do livro, mas é muito importante que ele verbalize. Agora já podem deixar a emoção voar e fazer o trabalho artístico. Pode ser recorte, colagem, uma pintura... o que a imaginação permitir. Com crianças pequenas, nada de trabalho demorado, e lembre-se ele é quem tem que realizar o trabalho. O adulto só ajuda para que ele utilize com segurança cola, tesoura....os pequeninos que ainda não conseguem utilizar a tesoura, deixe que rasguem papel. O importante é realizar o trabalho e elogiar ao final. 
A Turminha deseja um excelente trabalho.
Na alfabetização devemos considerar que alguns tipos de recursos didáticos são essenciais neste processo.
Os professores devem produzir ou selecionar materiais para que seus alunos possam manusear e assim facilitar este processo que para muitas crianças se apresenta como um bicho de sete cabeças, mas que com nossa ajuda e boa  disposição ao final de um ano de trabalho colheremos frutos maravilhosos.
1. livros do universo literário 
2. livros diversificados, exemplares  de divulgação, biografias, receitas, dicionários 
3. livros de palavras
4. revistas e jornais
5. livros didáticos
6. jogos de alfabetização
7. materiais que estimulem a reflexão sobre palavras( abecedário, pares de fichas de palavras, figuras, envelopes com letras e figuras)
8. panfletos cartazes, embalagens
9. televisão, rádio, filmes, computador
Esses recursos podem ser utilizados em todo o ciclo  da alfabetização, claro que com planejamento adequado a cada ano.  Cabe ressaltar que  é um trabalho repetitivo, mas que  com criatividade se consegue trabalhar de forma prazerosa.

Fonte: Acervos complementares- Alfabetização e letramento


 Como combater o mosquito Aedes Aegypti?
Não deixando água parada em nenhum recipiente.
É fácil de fazer e não toma muito o seu tempo. Basta dez minutinhos por dia para verificar os possíveis criadouros deste mosquito que está trazendo muitas complicações para a saúde da população, principalmente nossas crianças.

Cinco dicas do Dr. Antonio Sproesser para uma Páscoa saudável.

1- Faça mais atividade física nesta semana. Dedique mais alguns minutinhos extras caminhando, ou pedalando ou dançando ou mesmo subindo escadas. Queimar um pouco mais de calorias, para ganhar no final de semana aquele presente que é o chocolate.
2- Alimente-se mais vezes durante o dia, para não sentir fome e ter a desculpa de comer pouco para poder comer chocolate. Comer várias vezes ao dia faz com que o indivíduo perca o apetite e a voracidade de comer doces em geral, perdendo peso e não ganhando.
3- Procure oferecer presentes a amigos e familiares na forma de lembranças sem chocolate, como flores, enfeites, livros, DVDs e CDs. É mais saudável e menos calórico, principalmente aos amigos que sabiamente estão fazendo dieta hipocalórica.
4- Não coma todo o chocolate de uma vez. Fracione a quantia. Coma um pouco depois do almoço e depois do jantar e não entre as refeições. Pois como falei, temos que enganar a fome, comendo alimentos saudáveis.
5- No almoço de domingo, inicie com uma salada com verdes e tomate, legumes e verdura. Procure fazer um peixe ou frango grelhado ou assado, com arroz integral. E de sobremesa... um pouco de chocolate, pois ninguém é de ferro!

http://www.drantoniosproesser.com/website/index.php/noticias/154-especial-5-dicas-para-uma-pascoa-saudavel

Dicas para escolher um candidato.
Quando chegar o ano das eleições procure conhecer os candidatos. Como aqui no Brasil são inúmeros os partidos políticos  tenha paciência.  Aqueles que você tem  mais simpatia faça um estudo mais detalhado sobre a vida pregressa desse candidato, observe se ele é um candidato honesto e se não há nenhuma má conduta de sua parte.
Você acha que já está pronto para votar e eleger seu candidato? Pense bem, pois o futuro do seu país está em jogo e uma má escolha prejudicará todo um povo por pelo menos quatro anos.


Conheça algumas das marchinhas de carnaval mais famosas do Brasil.

Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que foi predominante no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo bem razão de que as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais. No entanto, no Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil, as centenas de blocos carnavalescos que anualmente desfilam durante o carnaval continuam, a cada ano, lançando novas marchinhas e revivendo as antigas.
Você sabia que a primeira marcha foi a composição  de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro em 1899?
                                                                 
Confira a letra

Ó Abre Alas
Marchinhas de Carnaval

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar

Eu sou da Lira
Não posso negar
Eu sou da Lira
Não posso negar

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar

Rosa de Ouro
É que vai ganhar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar




Conheça um livro que li e gostei muito.
Quando só Deus é a resposta. O autor é Márcio Mendes e é da Editora Canção Nova.


Conheça o Espaço Lúcio Costa

O Espaço Lúcio Costa é um pequeno museu subterrâneo em Brasília, concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o idealizador da capital, Lúcio Costa. Foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992, por ocasião das comemorações dos 90 anos de Lúcio Costa.
Está localizado sob a Praça dos Três Poderes é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal  e   abriga a maquete de Brasília, a Maquete Tátil do Plano Piloto,  painéis com cópias do projeto do Plano e fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade. 



Vamos fazer uma visitinha.   Nossa direção agora é o Memorial dos Povos Indígenas( Museu do  Índio )

O Memorial dos Povos Indígenas está localizado em Brasília. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1987. Por muitos anos, esteve fechado mas, desde 1999, restabeleceu suas atividades  e é muito visitado por alunos das Escolas Públicas por ocasião do Dia do Índio. Em 2007, o índio Marcos Terena assumiu a direção do memorial dos Povos Indígenas. Era a primeira vez que um índio administrava o memorial. A posse ocorreu na data em que se comemora o dia Internacional dos Povos Indígenas(9 de agosto).Terena passou a ser o principal responsável pelo acervo, que, entre outras preciosidades, guarda a coleção de peças indígenas do ex-senador e antropólogo Darcy Ribeiro, adquiridas durante suas viagens à Amazônia e em outras expedições feitas pelo país.
O memorial foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2007, ano em que o arquiteto Oscar Niemeyer completou cem anos.
Visitem e fiquem por dentro da nossa História. 


   

Programinha para fazer durante o recesso .Para os alunos da Rede Pública de Brasília são 15 dias de recesso. Temos que conhecer a  cidade onde vivemos. Um jeito gostoso de conhecer e compreender a história é visitando os museus.  Então vamos aproveitar para conhece mais nossa cidade e mostrar aos nossos amigos do Blog.
Vamos começar pela primeira residência oficial do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, aqui na Capital do Brasil.
Catetinho  foi o nome dado, pois fazia referência ao Palácio do Catete  no Rio de Janeiro.   Foi projetado por Oscar Niemeyer, construído muito rapidamente,  em 10 dias já estava pronto. O Palácio de Tábuas é um prédio muito simples, feito de madeira e sem conforto ou honras oficiais. Assim quis o Presidente para não se distanciar muito  dos trabalhadores que viviam em barracos de madeira e tendas.
 O Catetinho foi tombado pelo  SPHAN, atual  IPHAN, em 1959 e ainda hoje está de pé aguardando sua visita.
                              



Para  nós adultos  aí vai uma dica de literatura muito legal. Já li e recomendo.
O segredo de Caifás ( Um manuscrito de dois mil anos revela a vida e os mistérios do judeu que condenou Jesus à morte.
Autora: Beatriz  Becerra 
Leia depois conte para nós se gostou  ou não. Você também pode nos dar dicas de literatura.
                                

Coffee Coke
Enfrente o calor com um delicioso café

                                            

Imagem: Google
Ingredientes

-50 ml de café gelado
-50 ml de coca-cola
-1 colher de sopa de leite condensado
-2 colheres de calda de chocolate
-3 bolas de sorvete de creme
-Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, decore a taça com a calda de chocolate, despeje a bebida e jogue por cima as raspas de chocolate.

receita:
http://www.baressp.com.br/noticias/confira-como-preparar-o-delicioso-cafe-com-coca-cola
(café entre amigos)



Dicas preciosas
Para trabalhar com crianças com dificuldades da fala.

EXERCÍCIOS PARA A MANDÍBULA
*Abrir e fechar a boca forte e rapidamente.
*Abrir a boca devagar e fechar rapidamente.
*Abrir a boca rapidamente e fechar devagar.
*Mover o queixo da direita para a esquerda bem devagar.
Lembrando que devemos sempre repetir cada exercício dez vezes. Faça com toda a turma, assim fica mais divertido.  

Chocolate quente malandro
Chocolate quente e delicioso para você...
( Café entre amigos)
                                                                          
Ingredientes
-1 caixinha de pó para pudim sabor chocolate
-3 xícaras (chá) de leite
-2 colheres (sopa) de açúcar
-chantilly
-canela em pó a gosto
Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo
1- Dissolva o pó para pudim em 1 xícara (chá) de leite e reserve
2- Ferva o restante e, ao levantar fervura, acrescente o açúcar e o pudim já dissolvido
3-Mexa até engrossar
4- Coloque em uma caneca e cubra com o chantilly, polvilhe a canela em pó e decore com raspas de chocolate

Caso desejar tornar a receita menos calórica utilize açúcar light, pudim diet e leite desnatado.
Se desejar acompanhar nossos artigos, assine nosso feed é gratuito

http://www.cafeentreamigos.com

Dicas preciosas
Exercícios para o palato

* Imitar o barulho do leão: rrr...rrr...rrr...
* Imitar o som da campainha: ding- dong.
* Imitar o telefone: trim...trim...trim.
* Tossir, bocejar, pigarrear...
* Repetir depressa: lalalalalalala
Faça cada série 10 vezes pausadamente
Lembrando:    devemos estimular a criança a falar mais
                        corrigir sem gritar
                        ler para a criança ouvir
                        não interromper quando a criança fala


Dicas preciosas
"É PELO COMPORTAMENTO PERCEPTIVO-MOTOR  que a criança aprende o MUNDO DO QUAL FAZ PARTE" ( Mariângela Stampa) Aprendizagem e desenvolvimento das habilidades auditivas.

Sons produzidos pelo corpo humano
Produzir sons com a boca
*tossir;
*jogar beijo;
*fazer bico com os lábios;
*estalar a língua;
*assoprar;
*encher a boca de ar e soltá-lo devagar, com as mãos na bochecha;
* encher a boca de ar e explodir com as mãos;
*espirrar;
*estalar os lábios.

Dicas preciosa
3) EXERCÍCIOS COM A LÍNGUA
a) Falar prolongado: aaa...aaa...aaa.
b) Fazer caretas esticando a língua para fora.
c) Passar a língua nos lábios.
d) Empurrar a bochecha com a língua.
e) Passar a ponta da língua nos dentes.
f) Levar  a língua de um canto para o outro.
g) Estalar a língua como galope de cavalo.
 *   Sempre repita cada exercício 10 vezes.

Dicas preciosas
Ontem demos dicas de exercícios de SOPRO. Hoje vamos vamos fazer exercícios com os lábios.

2) EXERCÍCIOS COM OS LÁBIOS
a) Vibrar os lábios como carros
b) Dar beijos estalados
c) Juntar e estirar os lábios com os dedos
d) Fazer focinho de porco com os lábios
e) Encostar o lábio superior no nariz com a ajuda dos dedos
f) Morder os lábios com os dentes (levemente)


Dicas preciosas
Temos algumas sugestões para trabalhar crianças que apresentam dificuldades da fala.

* Estimular a criança a falar mais.
* Corrigir sem gritar.
* Ler para a criança ouvir.
* Não interromper quando a criança estiver falando.
* Não colocar a criança em situação de constrangimento.
Trabalhe os exercícios abaixo de duas a três vezes por semana. Cada exercício deve ser repetido  dez vezes cada.
                                                        EXERCÍCIOS
1) EXERCÍCIO DE SOPRO
     Soprar:
a)  Algodão  no ar
b)  Lápis sobre a mesa
c) Vela em distância diferente (muita atenção neste exercício, pois requer supervisão do professor               para não haver acidentes).
d)  Apitos
e)  Cata ventos
 f)  Balão

 

 
Você pode substituir a vela por um barquinho dentro d'água e soprar de distâncias diferentes. 



Água
Para estes meses com baixa umidade do ar, o melhor é tomar muito líquido. Dependendo da altura,  peso e desgaste devido as atividades físicas devemos ingerir mais ou menos líquido. De 1,5 a 2,0 litros por dia. Algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a situação durante este período é umedecer o ambiente, usar roupas adequadas, evitar a exposição ao sol e não fazer atividades físicas  entre 10h e 15h. 
As queimadas criminosas ou acidentais que ocorrem durante este período contribuem muito para que a qualidade do ar e a umidade fique ainda mais prejudicadas. A conscientização deve ser de todos, pois todos nós sofremos durante este período.  

A água que bebemos deve ser inodora, insípida e incolor. 
Devemos cuidar muito bem deste precioso líquido para que ele nunca falte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog