terça-feira, 18 de agosto de 2015

                                                    Lendas do Brasil
                                    A lenda do Guaraná
  



                Um casal de índios, pertencentes a tribo dos Maués, desejava muito ter um filho.
      Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar aquela felicidade. Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo, trazendo a eles um lindo menino.
      O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom. No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino e da paz e felicidade que ele transmitia, e decidiu então ceifar aquela vida em flor.
         Um dia o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente. A triste notícia se espalhou rapidamente.
     Nesse momento, trovões ecoaram na floresta e fortes relâmpagos caíram pela aldeia. A  mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos.    
             
          Os índios obedeceram ao pedido da mãe e plantaram os olhos do menino.
        Nesse lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras. cada uma com um arilo em seu redor, imitando os olhos de um humano.  


As lendas são assim. Cada um conta de um jeito e cada um dá um toque espacial  para ficar mais linda.

Arquivo do blog