quinta-feira, 28 de abril de 2016

 Caatinga, bioma encontrado somente no Brasil.


O que é caatinga?

A caatinga, é uma palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro.
Onde encontramos no Brasil e qual a sua extensão?

Ela está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais. Possui extensão territorial de 734.478 km², correspondendo a cerca de 10% do território nacional. 
Temperatura

São elevadas, variando entre 25º C e 29ºC.
Clima 

O clima é semiárido, com solo raso, composto por vários tipos de rochas, portanto é um solo pedregoso. As secas são prolongadas, dificultando a vida das pessoas que vivem nessas regiões. Quando ocorrem as chuvas, no início do ano, a recuperação do bioma é rápido. 
O homem atua como um agente destruidor deste sistema, pois com suas ações desordenadas já alterou 80% da cobertura original. Estima-se que apenas 1% de sua área total esteja protegida. São 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais.

Vegetação

As plantas são adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Para se adequarem ao clima, algumas plantas apresentam raízes superficiais, outras conseguem armazenar água, e ainda tem aquelas que para diminuir a transpiração contam com espinhos e poucas folhas. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o mandacaru. 
Fauna

A fauna é composta por répteis,  roedores, insetos, aracnídeos, cachorro-do-mato, arara-azul (ameaçada de extinção), sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, -catingueiro, tatu peba, sagui-do-nordeste, entre outros animais. 


     



Resultado de imagem para tatu peba     Resultado de imagem para preá



Pesquisa: brasilescola.uol.com.br

Arquivo do blog