sábado, 21 de abril de 2018

Três datas comemorativas importantes para nosso país:

19 dia do Índio
21 Tiradentes;
21 Aniversário do  Capital do Brasil, Brasília (58 anos)
22 - 518  anos do Descobrimento do Brasil

Dia do Índio
Todos os anos, no dia 19 de abril comemoramos  o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Tiradentes
Resultado de imagem para imagem de tiradentes
Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar no posto de Alferes, foi tropeiro, minerador, comerciante e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes), embora não tenha sido o idealizador do movimento, teve papel importante na propagação das ideias revolucionárias junto ao povo, tentando com isso arregimentar adeptos. Foi traído pelo Coronel Joaquim Silvério dos Reis, foi preso no Rio de Janeiro e condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e exposto pelas ruas de Minas Gerais. O dia 21 de abril é feriado nacional.

Brasília 58 anos
Resultado de imagem para brasilia imagem
 A bela e moderna Brasilia foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, pelo  presidente Juscelino Kubitschek, neste mesmo dia ocorreu também a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os mais de mil quilômetros de distância do Rio de Janeiro deixavam claro que os destinos da política e do Poder Judiciário eram outros. Milhares de funcionários públicos, autarquias e empresas foram transferidas para o novo centro do poder.
Resultado de imagem para brasilia imagem

Brasil 518
Resultado de imagem para descobrimento do brasil imagem
O "Descobrimento" do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil,  pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a celebração da missa, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Ilha de Vera Cruz
* Os historiadores preferem dizer que as esquadras de Cabral chegaram ao Brasil e não o descobriram pois a  terra já era habitada por indígenas.

https://www.suapesquisa.com



Arquivo do blog