terça-feira, 25 de outubro de 2016

Hoje, dia 25:  Dia do dentista brasileiro, dia do sapateiro e dia da Democracia.
Olha importância que os dentistas tem com a saúde das pessoas!. Há muitos anos as pessoas não tinha o devido conhecimento sobre a importância da saúde bucal. A grande maioria da população brasileira não tinha acesso aos tratamentos bucais oferecidos por estes profissionais. O único tratamento que conheciam eram a extração dos dentes e a colocação de próteses,  triste realidade. Hoje o acesso é mais fácil, visto que as famílias já tem mais acesso as informações, a própria escola oferece palestras, há em muitas escolas a escovação dos dentes após o lanche e assim as pessoas vão adquirindo hábitos mais saudáveis. Muito ainda deve ser feito para que todos tenham acesso a estes serviços. Muitos brasileiros ainda vivem em comunidades onde o alcance do estado é muito falho. Parabéns a todos os profissionais que exercem sua profissão com amor ao próximo.

Que mulher não gosta de sapatos? Acho que quase todas gostam de comprar. Tempos atrás, era muito comum, até pela dificuldade econômica, comprar tantos sapatos como hoje fazemos. Recorríamos aos sapateiros, aqueles que arrumavam nossos sapatos deixando-os com a aparência de novos. Ainda gosto de levar aqueles sapatos que mais gosto ao sapateiro para arrumá-los. Uma coisa deve ser dita: compre, arrume os que você gosta, mas doe aqueles que você certamente  não usará mais. 

O que falar da democracia? Palavra dita tantas vezes em comícios, promessas feitas em nome dela, mas poucos sabem de fato o que é democracia e como devem exercê-la.
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante. Até aí tudo bem. E quando os representantes não representam de fato o povo que o elegeu? O povo de fato tem consciência da importância deste poder?
Não temos uma cultura política por assim dizer, temos a obrigação de votar e em muitos casos votamos no menos pior, o que não chega a resolver em nada os problemas do nosso país. Então para que serve a democracia? A Democracia deve ser sentida como parte da vida de todos, não é democracia eleger um candidato de quatro em quatro anos e não saber acompanhar o que o político fará em seu nome durante seu mandato.Ficar de olho, vigiar as ações de seu eleito é primordial para que tenhamos um mínimo de responsabilidade com a Democracia.

Arquivo do blog