terça-feira, 18 de agosto de 2015

                                                    Lendas do Brasil
                                    A lenda do Guaraná
  



                Um casal de índios, pertencentes a tribo dos Maués, desejava muito ter um filho.
      Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar aquela felicidade. Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo, trazendo a eles um lindo menino.
      O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom. No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino e da paz e felicidade que ele transmitia, e decidiu então ceifar aquela vida em flor.
         Um dia o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente. A triste notícia se espalhou rapidamente.
     Nesse momento, trovões ecoaram na floresta e fortes relâmpagos caíram pela aldeia. A  mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos.    
             
          Os índios obedeceram ao pedido da mãe e plantaram os olhos do menino.
        Nesse lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras. cada uma com um arilo em seu redor, imitando os olhos de um humano.  


As lendas são assim. Cada um conta de um jeito e cada um dá um toque espacial  para ficar mais linda.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

 



Agosto é um mês longo, mas com muitas coisas boas .

Dias Dos Pais. 2º domingo de agosto.
Resultado de imagem para dia dos pais

01 · Dia Nacional do Selo
03 · Dia do Tintureiro
05 · Dia Nacional da Saúde
08 · Dia do Pároco


11 · Dia da Televisão
11 · Dia do Advogado


11 · Dia do Estudante 

Resultado de imagem para dia doestudante
11 · Dia do Garçom

11 . Dia Internacional da Logosofia

12 · Dia Nacional da Artes

13 · Dia do Economista

15 · Ascensão de Nossa Senhora

15 · Dia da Informática

15 · Dia dos Solteiros

16 . Dia do Filósofo

19 · Dia do Artista de Teatro

19 · Dia Mundial da Fotografia

20 . Dia dos Maçons

22 · Dia do Folclore

Resultado de imagem para folclore

23 · Dia da Injustiça

24 · Dia da Infância

24 · Dia dos Artistas

24 · Dia de São Bartolomeu

25 · Dia do Feirante

25 · Dia do Soldado

27 · Dia do Corretor de Imóveis

27 · Dia do Psicólogo

28 · Dia da Avicultura

28 · Dia dos Bancários

29 · Dia Nacional do Combate do Fumo
Resultado de imagem para dia do combate ao fumo


31 · Dia da Nutricionista

Estamos no inverno, mas o Brasil é um país de grande área territorial, então o inverno apresenta muitas variações. Predominantemente o clima fica seco e a umidade baixa a níveis críticos, mas também pode chover muito em algumas regiões.




sexta-feira, 31 de julho de 2015


Problemas com a leitura e a matemática


Essa matéria é muito importante e reflete a realidade brasileira. Nós educadores muitas vezes nos vemos de pés e mãos atadas pois não há a parceria tão almejada por nós entre escola, comunidade e governo. Não temos um projeto de educação brasileira ou um padrão de qualidade na educação justamente porque a cada mudança de governo,  na maioria das vezes os governantes aparecem com novidades , sem que ao menos os educadores sejam ouvidos. Nesse sistema de ciclos onde as crianças passam do primeiro para o segundo ano  do segundo para o terceiro sem que haja retenção, e não estou aqui para defender a reprovação, mas para dizer que muitos  encontraram nesse sistema uma ótima oportunidade para desvalorizar ainda mais o conhecimento . Os alunos faltam demais as aulas, não há o devido acompanhamento  da vida escolar da criança por parte dos responsáveis. São muitas e sérias as questões e poucos governantes apresentam disposição e vontade política para resolver os graves problemas.

Leia a reportagem . Se informe e juntos vamos tentar melhorar a educação de nosso país.                                                                Resultado de imagem para livros animados


Um estudo divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostra que são poucas as crianças brasileiras que têm domínio da língua escrita e conseguem realizar cálculos matemáticos que envolvem gráficos e tabelas. A segunda parte do Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce) avaliou o desempenho de 134 mil jovens da 3º ao 6º ano do ensino fundamental em 16 países da América Latina. No Brasil, o estudo avaliou crianças que estão do 4º ao 7º ano. Foi avaliada a performance dos estudantes em matemática, linguagem (escrita e falada) e ciências naturais.

O estudo dividiu os jovens em quatro níveis de aprendizado. A maior concentração de alunos brasileiros no grau mais alto de desempenho ocorreu em leitura no 7º ano, quando 16,6% demonstraram ter plena compreensão ao interpretar e inferir o significado de palavras em textos escritos. A maior parte dos estudantes, no entanto, está nos níveis mais baixos de desempenho. Mais de 60% dos alunos do quarto ano do ensino fundamental têm desempenho entre muito ruim e regular em leitura e matemática.

Apesar disso, o estudo mostrou que houve uma melhora de toda a região da América Latina em relação à avaliação anterior. O desempenho das crianças brasileiras é igual à média dos alunos dos outros 15 países estudados em escrita e em ciências naturais nos quatro níveis. Além disso, as notas alcançadas são as mesmas em leitura no 4º ano e em matemática no 7º ano. O Brasil está acima da média da região em matemática no 4º ano e em leitura no 7º ano.

O pior desempenho dos jovens brasileiros foi na prova de ciências naturais, aplicada pela primeira vez no Brasil aos alunos do 7º ano. Apenas 4,6% estão no nível mais alto, enquanto 80,1% encontram-se nos mais baixos. Isso quer dizer que os estudantes não são capazes de aplicar os conhecimentos científicos para explicar fenômenos do mundo. Apenas três países estão acima da média regional em todos os testes e anos avaliados: Chile, Costa Rica e México. Além dessas três nações, o Terce fez o levantamento em Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e no estado de Nuevo León (México).

Fatores
Os primeiros resultados do Terce foram divulgados em dezembro do ano passado e, em 2015, o estudo incluiu fatores associados à aprendizagem em cada país. Segundo a Unesco, o envolvimento dos pais e o nível socioeconômico das famílias influencia mais no desempenho das crianças brasileiras no ensino fundamental do que a infraestrutura das escolas, independentemente se estão localizadas no meio urbano ou rural.

O estudo traz um dado interessante em relação ao Brasil. O desempenho dos estudantes melhora quando os pais acompanham os resultados obtidos na escola, apoiam e chamam atenção dos filhos. No entanto, as notas pioram quando os pais supervisionam e ajudam sempre nas tarefas escolares, tirando a autonomia das crianças. Os pais também são importantes na hora de incentivar, independentemente das condições sociais e econômicas.

De acordo com o estudo, os estudantes que vivem em regiões mais carentes têm desempenho pior. Contudo, se os pais têm expectativas altas e incentivam os filhos quanto ao que serão capazes de alcançar no futuro, as crianças obtêm melhores resultados. Outro ponto que a Unesco chama a atenção é para o início da vida escolar da criança. No levantamento, jovens que frequentaram a pré-escola desde os quatro anos tiveram um desempenho melhor. Por outro lado, faltar à escola é mais um aspecto que diminui o rendimento do estudante.

O uso de ferramentas tecnológicas fora do ambiente escolar também auxilia as crianças. No Brasil, os estudantes que utilizam o computador fora das salas de aula tendem a ter melhores resultados em todas as provas. Já a combinação com trabalho é lesiva aos jovens. Segundo o estudo, as crianças brasileiras do quarto ano do ensino fundamental que estão sujeitas a trabalho infantil têm nota mais baixa tanto em leitura quanto em matemática.

O desempenho


Em uma avaliação de 1.000 pontos, os estudantes foram divididos em quatro níveis. Confira cada faixa e as notas tiradas por área de conhecimento

Nível I – Até 675 pontos
Nível II – Entre 676 até 728 pontos
Nível III – Entre 729 até 812 pontos
Nível IV – A partir de 813 pontos

As notas

Estudantes, segundo o nível de desempenho (%)

Área de conhecimento Série I II III IV
Linguagem 3º 39,5 21,7 26,2 12,7
Linguagem 6º 18,4 51,5 16,5 13,7
Matemática 3º 47,2 23,3 22,1 7,4
Matemática 6º 46,9 35,9 12,1 5,1
Ciências Naturais 6º 40 39,1 15,2 5,7



Fonte: Correio Braziliense

terça-feira, 21 de julho de 2015

Alunos da rede particular de ensino retornando às atividades. Alunos da rede pública de ensino de Brasília iniciando o tão esperado  recesso. De qualquer forma ler é sempre muito bom. Aí vai a dica de um livro muito gostoso e super divertido para ler em família. Dá até para rolar uma competiçãozinha sadia.
A coleção lengalenga parte de jogos concebidos como canções. Por isso, cada volume inclui a respectiva partitura musical.
A mosca e a moça
Autora: Angela Leite de Souza


Resultado de imagem para a mosca e a moça



sábado, 20 de junho de 2015


                                                      Literatura da semana
                                        
              O Pote Vazio



       Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente. Flores, arbustos e até imensas árvores frutíferas desabrochavam como por encanto.Todos os habitantes do reino também adoravam flores. Eles plantavam flores por toda a parte e o ar do país inteiro era perfumado.
        O imperador gostava muito de pássaros e outros animais, mas o que ele mais apreciava eram as flores. Todos os dias ele cuidava de seu próprio jardim. Acontece que o imperador estava muito velho e precisava escolher um sucessor. Quem podia herdar seu trono? Como fazer essa escolha? Já que gostava muito de flores, o imperador resolver deixar as flores escolherem.
      No dia seguinte, ele mandou anunciar que todas as crianças do reino deveriam comparecer ao palácio. Cada uma delas receberia do imperador uma semente especial. 
        – Quem provar que fez o melhor possível dentro de um ano – ele declarou – será meu sucessor.
      A notícia provocou muita agitação. Crianças do país inteiro dirigiram-se ao palácio para pegar suas sementes de flores.Cada um dos pais queria que seu filho fosse escolhido para ser o imperador, e cada uma das crianças tinha a mesma esperança.
      Ping recebeu sua semente do imperador e ficou felicíssimo. Tinha certeza de que seria capaz de cultivar a flor mais bonita de todas.  Ping encheu o vaso com terra de boa qualidade e plantou a semente com muito cuidado. Todos os dias ele regava o vaso. Mal podia esperar o broto surgir, crescer e depois dar uma linda flor. Os dias se passaram, mas nada crescia no vaso. Ping começou a ficar preocupado. Pôs terra nova e melhor num vaso maior. Depois transplantou a semente para aquela terra escuta e fértil. Esperou mais dois meses e nada aconteceu.
     Assim se passou o ano inteiro.Chegou a primavera e todas as crianças vestiram suas melhores roupas para irem cumprimentar o imperador. Então correram ao palácio com suas lindas flores, ansiosas por serem escolhidas.
      Ping estava com vergonha de seu vaso sem flor. Achou que as outras crianças zombariam dele por que pela primeira vez na vida não tinha conseguido cultivar uma flor. Seu amigo apareceu correndo, trazendo uma planta enorme:
      - Ping, disse ele, você vai mesmo se apresentar ao imperador levando um vaso sem flor? Por que não cultivou uma flor bem grande como a minha?
     - Eu já cultivei muitas flores melhores do que a sua, disse Ping.- Foi essa semente que não deu nada.   O pai de Ping ouviu a conversa e disse:
       - Você fez o melhor que pôde, e o possível deve ser apresentado ao imperador.
       Ping dirigiu-se ao palácio levando o vaso sem flor.
      O imperador estava examinando as flores vagarosamente, uma por uma. Como eram bonitas! Mas o imperador estava muito sério e não dizia uma palavra.
    Finalmente chegou a vez de Ping. O menino estava envergonhado, esperando um castigo. O imperador perguntou:
       - Por que você trouxe um vaso sem flor?Ping começou a chorar e respondeu:
     - Eu plantei a semente que o senhor me deu e a reguei todos os dias, mas ela não brotou. Eu a coloquei num vaso maior com terra melhor, e mesmo assim ela não brotou. Eu cuidei dela o ano todo, mas não deu nada. Por isso hoje eu trouxe um pote vazio. Foi o melhor que eu pude fazer.
      Quando o imperador ouviu essas palavras, um sorriso foi se abrindo em seu rosto e ele abraçou Ping. Então ele declarou para todos ouvirem:
       - Encontrei! Encontrei alguém que merece ser imperador!   - Não sei onde vocês conseguiram essas sementes, pois as que eu lhes dei estavam todas queimadas. Nenhuma delas poderia ter brotado. Admiro a coragem de Ping, que apareceu diante de mim trazendo a pura verdade. Vou recompensá-lo e torná-lo imperador deste país.

(extraído do livro O Pote Vazio – Demi, Editora Martins Fontes)

Arquivo do blog