domingo, 16 de agosto de 2009

Ciência em foco



Estamos quase no final da unidade 02 (eletricidade). Comente como você está vivenciando essa experiência.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ciência em Foco é uma unidade de ensino que faz parte do programa Ciência com Tecnologia e Criatividade.Nesse ano teremos de aprender três unidades, ja passou a do Corpo Humano,agora estamos na unidade de Eletricidade.

    Já aprendemos muitas coisas como,que se o circuito esta aberto ele não funciona,mas se ele estiver fechado ele funciona.Tambem aprendemos o que é um circuito e um curto circuito,aprendemos quais materiais conduzem energia elétrica e alguns tipos de choque, como o choque elétrico,o choque estático,o choque atmosférico e o choque dinâmico.Também aprendemos como funciona um interrupitor elétrico,e quais são os tipos de interrupitores, e qual é a diferença entre pilha e bateria.Logo na aula 9 aprendemos como funciona um gerador elétrico e qual é a diferença entre geradores e motores e na aula 10 e 11 aprendemos quais são os tipos de usinas e com o que e como elas são geradas.E nas ultimas aulas que temos realizado,12 e 13, aprendemos como fazemos uma lampada brilhar e como funciona o circuito em série e em paralelo.

    Bom,ainda falta três aulas para terminar a unidade mas ainda temos muita coisa para aprender!!!

    Natália Lopes de Moraes
    4 série A

    ResponderExcluir
  3. Ciência em Foco

    Estamos para terminar a segunda unidade .Já estamos passando para a terceira unidade (Máquinas Simples).
    Eu estou adorando aprender coisas novas e agora eu penso na unidade um(Corpo Humano),era tão fácil, não é pra tanto que na segunda prova tirei 100%.

    Nós aprendemos todas as coisas desde células até o sistema reprodutor .Só não aprendemos sobre o sistema nervoso (cerebral).
    Tenho certeza que na segunda unidade também vai ser fácil ,a não ser pelo fato de que iremos montar um circuito elétrico de uma casa no final da unidade ,o que é difícil ,porque eu não sei se vou usar um circuito em série ,ou um circuito paralelo.Eu acho que iremos usar o paralelo ,porque ilumina mais.

    Nessa segunda unidade aprendemos sobre circuito fechado e aberto , sobre cirtos em série e em paralelo,sobre lâmpadas fluorescentes e incandecentes,sobre circuitos elétricos e curtos circuitos,interruptores,energia nos objetos e seres , sobre usinas e iremos aprender como fazer uma lanterna ,e como será que o interruptor funcionará no sistema liga e desliga .

    EMÍLIA LOPES DE MORAES .
    QUARTA SÉRIE .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ciências em foco foi melhor que corpo humano,achei interessante.
    Hoje visemos a aula 13.Montamos uma lanterna com cartolina.A professora Iris esplica direito porisso aprendi muitas coisas.
    Caroline Nogueira Ferreira
    quarta erie A.

    ResponderExcluir
  6. Nos fizemos os grupos e fizemos a experiencia da aula 13 que foi montar uma lanterna de papel colorido foi muito divertido

    ResponderExcluir
  7. Leticia disse:
    Eu achei isso um maximo eu gostei muito dessa unidade Eletrecidade.
    Aqui eu termino meu comentario.

    ResponderExcluir
  8. Na aula 15 e 16 foi muito legal porque as meninas fizerão um circuito para uma avenida,que tivemos de utilizar o circuito em serie,e os meninos montaram um circuito para uma casa,que utilizaram o circuito em paralelo.

    Enfim,no final ficou lindo e o circuito funcionou,só não funcionou muito bem antes,porque as nossas pilhas estavam descarregadas,então pedimos as pilhas da Professora Célia (professora da 4 serie B).

    Natália Lopes de Moraes
    Professora Irismar

    ResponderExcluir
  9. A nossa segunda unidade de Ciência em Foco foi sobre eletricidade, foi muito legal e divertido. Eu gostei muito. A próxima unidade que estudaremos será a terceira e sobre Máquinas Simples, e eu tenho ótimas expectativas para essa.

    Júlia Cardoso Aniceto
    4ª série turma A

    ResponderExcluir
  10. Acabamos de terminar a segunda unidade com as aulas 15 e 16 .
    Nela fizemos uma maquete de uma avenida ,com o circuito em série ,e os meninos uma casa de quatro cômodos ,com um circuito em paralelo.
    Foi muito difícil de montar a avenida, nós até pensamos que não iamos conseguir ,e até algumas meninas desistiram ,mas no final conseguimos e ficou tudo lindo !

    Adorei essa unidade ,e a do Corpo Humano também .Tomara que a próxima ,Máquinas Simples ,seja legal também !

    Emília LOpes de Moraes .
    4ª série "A".

    ResponderExcluir
  11. Estamos na unidade 2 do Ciência em Foco.A unidade 1 foi sobre o corpo humano e a unidade 3 será sobre má
    quinas simples.
    Estamos na última aula da unidade 2.Espero acabar logo pra começar a unidade 3.
    Mariana Beatriz
    4 série A

    ResponderExcluir
  12. Dois Dedos de Prosa Luiz Gonzaga.

    O homem passa, mas o nome fica. O teu nome ficou, Gonzagão, assim como ficaram os nomes dos grandes parceiros Humberto Teixeira, Zé Dantas e José Marcolino. O teu nome está gravado na memória do sertanejo porque cantaste o que ele sente e não diz.
    Entre tantas Vozes da Seca, a tua foi (e ainda é) a mais afinada e a mais brilhante que cantou (e encantou) as belezas do Sertão de Aço, “... das muié sera dos homens trabaiador...” Tu foste à voz do sertanejo do norte, que, batendo a enxada no chão, plantou o Algodão, esse “... ouro branco que faz o nosso povo feliz e enriquece a nação...”.
    “Deixaste o Pé de Serra do Araripe e viajando Légua Tirana por Caminho de Pedras, montando num Pau de Arara ou no Jumento nosso Irmão, foste parar no Rio de Janeiro de Meu São Sebastião. Lá chegando, pede para o Rio parar o samba dois minutos e ouvir o Baião”.
    Para Ouvir Xaxado, Xamego, Xote e Baião, tocados por um Boiadeiro, com sua Sanfona Branca, numa Sala de Reboco ou ao redor de uma Fogueira de São João, feita de Lenha Verde de Juazeiro, não somente parou o Rio, parou todo o Brasil.
    Foste O Andarilho, e com A Vida de Viajante que levaste, no Vira e Mexe do trem Mangaratiba ou no Chevrolet, alegraste milhões e milhões de brasileiros e mostraste com maestria que o Sertão sempre esteve presente e merece respeito.
    Este ano o Mandacaru “fulorou” na seca e o inverno foi bom. Madroceu o Milho, mas nem o São João na Roça, nem o São João nas Capitá foram um São João Quente, porque não participaste com a Sanfona do Povo. Estavas hospitalizado, pedindo a proteção da Beata Mocinha e de Nossa Senhora da Penha.
    Do hospital, só saiste no dia 2 de agosto, para fazer uma viagem que, no lugar de alegria, trouxe muitas tristezas. Foi uma Triste Partida.
    Agora não apenas O Urubu é um triste, mas triste é, também, todo sertanejo. O Sabiá, o Acauã e o Assun Preto calaram-se. A Cantiga do Vém-vem, ninguém mais ouviu e a Asa Branca bateu asas novamente. O galo de campina voou do Cajueiro Velho e percorre calado pela Estrada de Canindé ouvindo a Ave Maria Sertaneja que, a cada dia, está mais melancólica.
    As águas da Cacimba Nova, do Riacho do Navio e do Rio Brígida gelaram e nenhum surucucu ou cascavel da Fazenda Serrote Agudo procurou abrigo no Buraco do Tatu. Foi realmente um Fim de Festa.
    Na madrugada daquele 2 de agosto, percebendo Não da(r) mais prá segurar, Olha(s) pro Céu, vês Jesus Sertanejo e dizes: Já Vou(.)Mãe, avisa a Januário, O Maior Tocador, para acender um Cigarro de Paia e reunir Lulu Vaqueiro, Cego Aderaldo, Chico Valente, Ana Rosa, Marilu, Orélia, o Padre Sertanejo, José Marcolino, Zé Dantas e Humberto Teixeira, O Doutor do Baião, porque Amanhã Eu Vou, Eu e Meu Fole, para, juntos, Na Cabana do Rei, tocarmos um Forró Fungado e um Baião de Dois, recordando Meu Araripe e contemplando, lá de cima, o Crepúsculo sertanejo e o Luar do Sertão.
    O sertanejo teve a Volta da Asa Branca, mas não terá o Regresso do Rei. Tua voz estará sempre presente no sertão e será “... a mesma voz de quando o (teu) reinado começou...”
    Hoje, é muito comum ouvirmos milhares de sertanejos dizerem: O Eterno Cantador, na Hora do Adeus desta Triste Partida, Nem Se Despediu de Mim.
    Com tua morte, Gonzaga, o Céu ganhou mais uma “Lua”, e o nordeste perdeu um “Rei”. Inconformados com “tamanha judiação”, os nordestinos vivem a dizer: Saudade Dói.

    ResponderExcluir
  13. As aulas de Ciencia em Foco são muito boas.
    Em nossa ultima aula as meninas fizeram uma avenida e os meninos uma casa.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog