Olá turminha querida!
Alguns já estão começando a conhecer Machado de Assis, nosso grande escritor, espero que gostem de seus contos e poesias.
Procurem curiosidades da infância desse magnífico escritor e postem para que todos aprendam um pouco mais e comecem a ler seus livros.
Boa noite! Um beijo!
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MACHADO DE ASSIS
ResponderExcluirRomancista, cronista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, no morro do Livramento.Filho do brasileiro Francisco José de Assis e da açoriana Maria Leopoldina Machado de Assis.
Em 1855, publica seu primeiro poema, "Ela", após tornar-se colaborador do jornal Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito.
Machado de Assis ocupou diversos cargos enquanto funcionário público chegando, entre outras coisas, ao posto de Diretor-geral do Ministério da Viação. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, quase cego e muito doente, triste pela perda da esposa, que morreu em 1904.
O livro que a professora me deu pra eu ler se chama Conto de Escola,ele fala sobre um menino que se chega atrasado na escola e quando chega lá seu amigo Raimundo lhe mostra uma pratinha.Então o amigo aproveita a ocasião e negocia uma troca:se ele o ajudasse na lição ele daria a pratinha á ele.No final o professor descobre e dá doze bolachas(tapas)em cada mão dos meninos.Ao voltar da escola o menino conta para a mãe que sua mão estava inchada porque ele não sabia a lição.No dia seguinte ele sai bem cedinho para ver se encontrava a pratinha,mas no caminho encontrou foi soldados,e os seguiram até a praia.Quando o menino voltou para casa nada de pratinha.
Natália Lopes de Moaraes
4 serie
Machado de Assis
ResponderExcluirMachado de Assis foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira,nasceu em Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu também no Rio em 29 de setembro de 1908.
Suas obras :
• Publicadas :
Poesia
Prefácios
Teatro
Tradução
Critica
Crônicas
Conto
Romance
• Digitalizadas:
Originais manuscritos
Primeiras edições
Texto integral
Obra integral
Uma de suas obras foram “Contos de Escola”, o mesmo foi o que eu li, conta sobre um menino chamado Pilar e na dúvida de ir ao morro ou no campo decida ir à escola, pois já tinha faltado duas vezes seguidas. Ela chega atrasada, e seu amigo insistiu em mostrá-lo uma pratinha, na qual acabou mostrando e fez uma troca: ele ajudou seu amigo na lição ,e em troca seu amigo lhe daria a pratinha ,mas no meio da lição, o professor ,também pai do amigo de Pilar ,acabou vendo Pilar dando cola e ,tomou a pratinha de pilar a janela à fora ,além de um tapa em cada mão de cada um dos dois meninos .Pilar ao voltar para casa falou à mãe que não sabia a lição e por isso estava com as mãos inchadas. No dia seguinte ele sai bem cedinho para ver se encontrava a pratinha no caminho da escola, mas no caminho encontrou foi soldados, e os seguiu até a praia. Quando o menino voltou para casa nada de pratinha, só uma calça nova bem suja!
Emília Lopes de Moraes.
4ª série “A
Professora onde posso postar sobre os abolicionistas?
ResponderExcluirEmília ,4ª "A"