terça-feira, 1 de setembro de 2009

Olá turminha querida!

Alguns já estão começando a conhecer Machado de Assis, nosso grande escritor, espero que gostem de seus contos e poesias.

Procurem curiosidades da infância desse magnífico escritor e postem para que todos aprendam um pouco mais e comecem a ler seus livros.
Boa noite! Um beijo!

3 comentários:

  1. MACHADO DE ASSIS

    Romancista, cronista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, no morro do Livramento.Filho do brasileiro Francisco José de Assis e da açoriana Maria Leopoldina Machado de Assis.
    Em 1855, publica seu primeiro poema, "Ela", após tornar-se colaborador do jornal Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito.
    Machado de Assis ocupou diversos cargos enquanto funcionário público chegando, entre outras coisas, ao posto de Diretor-geral do Ministério da Viação. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, quase cego e muito doente, triste pela perda da esposa, que morreu em 1904.


    O livro que a professora me deu pra eu ler se chama Conto de Escola,ele fala sobre um menino que se chega atrasado na escola e quando chega lá seu amigo Raimundo lhe mostra uma pratinha.Então o amigo aproveita a ocasião e negocia uma troca:se ele o ajudasse na lição ele daria a pratinha á ele.No final o professor descobre e dá doze bolachas(tapas)em cada mão dos meninos.Ao voltar da escola o menino conta para a mãe que sua mão estava inchada porque ele não sabia a lição.No dia seguinte ele sai bem cedinho para ver se encontrava a pratinha,mas no caminho encontrou foi soldados,e os seguiram até a praia.Quando o menino voltou para casa nada de pratinha.

    Natália Lopes de Moaraes
    4 serie

    ResponderExcluir
  2. Machado de Assis
    Machado de Assis foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira,nasceu em Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu também no Rio em 29 de setembro de 1908.

    Suas obras :
    • Publicadas :
    Poesia
    Prefácios
    Teatro
    Tradução
    Critica
    Crônicas
    Conto
    Romance

    • Digitalizadas:
    Originais manuscritos
    Primeiras edições
    Texto integral
    Obra integral

    Uma de suas obras foram “Contos de Escola”, o mesmo foi o que eu li, conta sobre um menino chamado Pilar e na dúvida de ir ao morro ou no campo decida ir à escola, pois já tinha faltado duas vezes seguidas. Ela chega atrasada, e seu amigo insistiu em mostrá-lo uma pratinha, na qual acabou mostrando e fez uma troca: ele ajudou seu amigo na lição ,e em troca seu amigo lhe daria a pratinha ,mas no meio da lição, o professor ,também pai do amigo de Pilar ,acabou vendo Pilar dando cola e ,tomou a pratinha de pilar a janela à fora ,além de um tapa em cada mão de cada um dos dois meninos .Pilar ao voltar para casa falou à mãe que não sabia a lição e por isso estava com as mãos inchadas. No dia seguinte ele sai bem cedinho para ver se encontrava a pratinha no caminho da escola, mas no caminho encontrou foi soldados, e os seguiu até a praia. Quando o menino voltou para casa nada de pratinha, só uma calça nova bem suja!
    Emília Lopes de Moraes.
    4ª série “A

    ResponderExcluir
  3. Professora onde posso postar sobre os abolicionistas?
    Emília ,4ª "A"

    ResponderExcluir

Arquivo do blog